Na noite desta terça-feira (04/10), a governadora Izolda Cela e o prefeito Ivo Gomes inauguraram o Centro de Educação Infantil (CEI) Fransquinha Oliveira, no distrito do Jordão. Esse é o quinto equipamento inaugurado somente em 2022.

Com essa inauguração, iremos viabilizar a saída de algumas crianças da Escola José Inácio Gomes Parente, localizada também no Jordão, que virão para esta nova unidade. Nossa meta é que no ano que vem a Escola José Inácio abrigue somente crianças do primeiro ao quinto ano em tempo integral. Estamos universalizando a educação, primeiro no Jordão, Taperuaba e Aracatiaçu. Precisamos fazer sempre o que há de melhor para o nosso povo”, ressaltou o prefeito Ivo Gomes.

O CEI Fransquinha Oliveira tem capacidade para atender até 208 estudantes, do Infantil Bebê ao Infantil V. O investimento total na obra foi superior a R$ 1,8 milhão, com recursos dos governos estadual e municipal. Conta com quatro salas de aula, berçário, dormitório, fraldário, laboratório de informática, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, diretoria, recepção e parque infantil.

Outros quatro Centros de Educação Infantil estão em construção em Sobral, nos bairros Dom Expedito e Jocely Dantas, e nos distritos de Taperuaba e Aracatiaçu, em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

Mais cedo, a governadora inaugurou, ainda, a sede do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC) no bairro Sumaré. Sobral é o primeiro município do interior a receber o COPAC, que trabalha sob uma perspectiva de polícia comunitária. Contando com cinco viaturas e 26 policiais, a unidade se soma ao trabalho já realizado em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape.

Os serviços vão se concentrar no entorno da base, com oferta de atendimento de ocorrências de emergência na comunidade, que terá uma linha telefônica que vai permitir a comunicação com a população, inclusive por aplicativo de mensagens.

O Copac, além de ter essa presença das forças de segurança, da Polícia Militar, ele precisa também das áreas que cuidam do social. Tem esse diferencial: os policiais são bem treinados para que possam identificar e fazer encaminhamentos de problemas da comunidade para resolver”, explicou a governadora Izolda Cela sobre o trabalho em rede, ao falar da integração que precisa existir entre forças de segurança, mas também dos serviços públicos de esporte, lazer, juventude, assistência social, educação, dentre outros.