A Academia da Segurança Cidadã, em parceria com a Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz, realizou, durante o mês de julho, o curso de Patrulheiro de Ronda Escolar para a Guarda Civil de Sobral. Ao todo 20 guardas participaram da formação que tem como objetivo reforçar o trabalho desenvolvido e o resultado positivo dessas ações nas escolas do município.

O curso abordou assuntos como gestão de conflitos, desenvolvimento infantojuvenil, procedimentos operacionais, patrulhamento comunitário, comunicação com crianças, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Transtorno do Espectro Autista. Os temas escolhidos estão diretamente relacionados com o ambiente escolar, possibilitando aos profissionais atuarem com competência e sensibilidade junto à comunidade discente e docente.

“A integração entre o guarda, o aluno, os professores, os pais e, ainda, a comunidade é o que fortalece nosso trabalho na prevenção à violência”, destacou o inspetor Flávio, coordenador da equipe da Ronda Escolar.

Em Sobral, a Ronda Escolar atua com guardas em viaturas no entorno das escolas e no ambiente escolar, fortalecendo a prevenção de violência por meio de ações pedagógicas, educativas e preventivas, além de estimular o desenvolvimento de uma cultura de paz, por meio de palestras e vivências.

Facebook
YouTube