O prefeito Ivo Gomes inaugurou, nesta quinta-feira (25/05), a Praça da Primeira Infância Maria Cardoso do Nascimento, projeto piloto desenvolvido no entorno do Centro de Educação Infantil (CEI) Anísia Rocha, no bairro Sumaré.

Além da praça, o entorno do Centro de Educação Infantil (CEI) Anísia Rocha ganhou intervenções realizadas pela Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran), que começaram a ser desenvolvidas em abril deste ano, com a realização de oficinas e atividades em parceria com a Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma).

A ação faz parte da rede Urban95, uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano. Em dezembro de 2022, em Londres, o prefeito Ivo Gomes apresentou o projeto de intervenção urbana para a primeira infância em Sobral.

Para o prefeito Ivo Gomes, é um orgulho Sobral fazer parte dessa rede. A cidade foi convidada pelo histórico de realização das ações voltadas para a primeira infância. "Esse projeto idealizado pelas crianças do CEI Irmã Anísia foi apresentado em dezembro do ano passado num encontro internacional. Às vezes, as soluções são muito mais de criatividade, de dedicação e de amor do que de dinheiro. Nenhuma praça de Sobral tem brinquedos iguais a essa praça, eles foram doados por uma entidade holandesa chamada Fundação Bernard van Leer. Temos muito o que comemorar e muito ainda o que conquistar", destacou.

O novo cenário para o entorno do CEI tem como objetivo trazer mais segurança para as crianças, com sinalização adequada e redutores de velocidade em pontos estratégicos da via. Segundo o secretário do Trânsito e Transportes, Kaio Dutra, o espaço de socialização da praça foi quase dobrado. "Realizamos aqui um novo urbanismo tático, trazendo diversos brinquedos, e fizemos toda uma requalificação viária. Melhoramos as ruas ao entorno para as crianças e seus cuidadores sempre pensando na segurança viária e mobilidade da comunidade", afirmou.

Estiveram presentes a secretária da Proteção Social do Governo do Estado, Onélia Santana; a vice-prefeita, Christianne Coelho; o chefe do gabinete, David Duarte; o secretário da Infraestrutura, David Bastos; a secretária de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Lima; o secretário da Educação, Herbert Lima; a secretária das Finanças, Socorro Oliveira; a secretária da Saúde, Letícia Reichel; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo; o secretário de Juventude Esporte e Lazer, Eugênio Parceli; e a superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Úrsula Nóbrega.

PROJETO

Os técnicos da Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran) realizaram um amplo estudo viário para que as mudanças fossem projetadas e possíveis. Dentre elas, lombadas, travessias elevadas, balizadores, faixas de pedestres, mudanças de sentido de circulação da via, além do urbanismo tático.