A Prefeitura de Sobral e a Rede Urban95 promoveram, na tarde desta quinta-feira (07/04), a abertura das "Cirandas de Formação: Políticas para a Primeira Infância". O evento foi realizado no auditório do Instituto Cearense de Tecnologia, Empreendedorismo e Liderança (Icetel) e terá encontros mensais sempre na primeira quinta-feira de cada mês.

Cerca de 250 participantes, dentre servidores municipais e membros do Comitê pela Primeira Infância (Cipis), participaram do primeiro encontro. A vice-prefeita Christianne Coelho destacou a importância da temática para Sobral. "Como enfermeira e como pessoa que coordenou o programa de Agentes Comunitários de Saúde, tenho muito apreço por essa pauta da primeira infância. Em cada praça que inauguramos, tem lá um espaço para atividade física e um parquinho infantil. E como é importante para as nossas crianças, sobretudo as que mais precisam desses espaços", enfatizou Christianne Coelho .

Nesta primeira ciranda, os servidores participaram de palestra com Cláudia Vidigal, psicóloga especializada em administração no terceiro setor, ex-secretária nacional dos Direitos da Criança, e ex-presidente do Conselho Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Na ocasião, Cláudia Vidigal apresentou o arcabouço legal das diversas ações e o Marco Legal da Primeira Infância. "O desenvolvimento das equipes, a capacitação e a saúde mental dos profissionais nas linhas de frente podem melhorar os resultados e ancorar mudanças positivas a longo prazo", explicou Cláudia, ao destacar um dos pilares do trabalho, a formação e o cuidado com os profissionais.

Claudia destacou, ainda, a importância de garantir espaços públicos adequados às crianças e à convivência das famílias, tais como praças, passeios públicos, parques e outros.

O evento teve ainda intervenções culturais com crianças e orientadores sociais do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom José e com o Grupo Atos, nas linguagens de teatro e dança.

Participaram do encontro o chefe do gabinete da Prefeitura de Sobral, David Duarte, as secretárias Andrezza Coelho (Direitos Humanos e Assistência Social), Regina Carvalho (Saúde), Emanuela Leite (Segurança Cidadã), Socorro Oliveira (Finanças) e Simone Passos (Cultura e Turismo); os secretários Herbert Lima (Educação), Ramom Carvalho (Planejamento e Gestão); Kaio Dutra (Trânsito e Transportes), Eugênio Parceli (Juventude, Esporte e Lazer) e Rodrigo Araújo (Procuradoria Geral do Município).

Facebook
YouTube