A Secretaria da Educação, em parceria com a Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Sobral, vem desenvolvendo o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) nas escolas municipais. Neste ano, o programa iniciou no dia 11 de março e conta com a participação de 1.439 estudantes do 4°, 7° e 8º ano do Ensino Fundamental em cinco escolas.
No primeiro semestre estão participando do Proerd as escolas Yeda Frota, Escola Mocinha Rodrigues, Escola Maria Dias Ibiapina, Escola Edgar Linhares e Escola Maria José. Todas elas estão localizadas no território do Ceará Pacífico em Sobral.
O Proerd é um programa comunitário preventivo, que tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, bem como a importância das crianças e adolescentes manterem-se longe das drogas e da violência. O programa é ministrado durante 4 meses por policias militares que, além da sua presença física em sala de aula como educador social, propiciam um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atuam, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.