Educadores da rede municipal de Sobral participaram de uma formação de implantação dos materiais do 2º ano do Ensino Fundamental da Editora Opet. A formação, que envolveu 78 professores e coordenadores pedagógicos, marcou uma etapa fundamental do projeto-piloto desenvolvido desde 2018 pela editora em parceria com a Prefeitura de Sobral e que, em 2019, foi ampliado para atender mais estudantes.

Cerca de 2.500 estudantes do 2º ano utilizam os materiais didáticos Opet (coleção Caminhos e Vivências, do selo educacional Sefe). Os professores também recebem assessoria e acompanhamento dos consultores pedagógicos da Editora Opet. Ao todo, o projeto-piloto Opet-Sobral beneficia 3.200 estudantes, incluindo as 700 crianças da Educação Infantil.

O trabalho foi coordenado pelo supervisor regional da editora para o Ceará, professor Glaylson Rodrigues, com a participação da consultora pedagógica Karen Dias, de Curitiba. Ele elogiou o empenho de todos os participantes. “Sempre que estamos em Sobral, vemos um interesse muito grande dos professores. Eles têm um compromisso com a educação que é parte da cultura local e isso faz toda a diferença”, disse Glaylson.

A coordenadora pedagógica da Escola Pery Frota, Elenilda Monteiro, destacou a qualidade dos materiais e da formação pedagógica. “Nós estávamos muito ansiosos por essa formação. Recebemos os materiais há alguns dias e vimos que são riquíssimos”, observou. “O que chamou muito a atenção foi a interdisciplinaridade e as competências socioemocionais, que estamos implantando neste ano na rede municipal. Ou seja, vai contribuir muito”.

Reni Maria Silva, professora do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Dinorah Tomaz Ramos, está animada para o início do trabalho. “É um material maravilhoso, inovador, que nos surpreendeu. Ele nos dá muito suporte, como os cartazes para uso em sala de aula. Maravilhoso!”, afirmou.

Facebook
YouTube