A Secretaria da Segurança Cidadã, por meio da Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz, lançou, no último mês de junho, o projeto Espaço Humanizar. O projeto é voltado, exclusivamente, para a Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS). A iniciativa oferece um suporte psicossocial gratuito aos agentes.

O atendimento tem como objetivo oferecer os primeiros cuidados psicológicos aos guardas, identificando conflitos emocionais que interfiram na qualidade de vida desses profissionais, facilitando a adaptação diante de situações críticas e prevenindo o agravamento de doenças mentais.

No diálogo é possível desenvolver uma relação terapêutica que amenize as angústias atreladas ao trabalho da Guarda no dia a dia, permitindo a ambos, psicólogos e guardas, descobrirem caminhos para a construção de uma Guarda Civil Municipal mais humanizada e saudáveI", explicou Carlos Castro, psicólogo responsável pelo atendimento.

Além do acolhimento psicológico é oferecido também o serviço de assistência social, cujo intuito é contribuir com a qualidade de vida dos agentes usando a rede de apoio e serviços, para a garantia dos direitos, conforme disse Dayana Mendes, responsável pelo Núcleo de Cuidado.