A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, representada pela coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Ana Gerusia Gurgel, participou do Seminário Internacional “Papel e Fazeres do Gerente da Atenção Primária em Saúde: Formação e Prática”, ocorrido nos dias 9 e 10 de maio. O evento integra um projeto de formação de gerentes, desenvolvido pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

O seminário abordou os processos de formação de gerentes para a Atenção Primária, considerando a necessidade de atualização da gestão em saúde, qualificando e profissionalizando esta atividade a partir da incorporação de novas tecnologias de gestão.

“A Atenção Primária é o principal suporte para um sistema de saúde que tem por objetivo a universalidade de acesso aos serviços de saúde. Ela se organiza de forma descentralizada para as comunidades, assumindo a responsabilidade pela população a ela adstrita. Uma ótima gestão é fundamental para a eficácia e o cuidado com a população”, afirmou Gerardo Cristino, secretário da Saúde de Sobral.

Ana Gerusia falou sobre a importância da inserção e capacitação dos profissionais que atuam na gerência das unidades de saúde.“Como coordenadora da Atenção Primária de um município de porte médio como Sobral, percebo que a vinculação do gerente à Unidade Básica de Saúde, suas ações junto às equipes de saúde da família, bem como a adequada atenção à sua formação e aperfeiçoamento, promove a redução da sobrecarga dos profissionais da assistência, possibilitando que estes se envolvam diretamente com seus fluxos de trabalho, diminuindo os desvios e desperdícios pelo controle oportuno e sistemático, melhorando ainda mais os indicadores da saúde do município”, afirmou.

O evento contou com a presença do Dr. Renato Tosco, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Dr. André Biscaia, da Unidade de Saúde Familiar (USF) Marginal de Cascais; Dra. Alicia Guerra, da Superintendência de Saúde do Uruguai; Dr. Webster Pereira, do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde; Dra. Maria José Evangelista, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS); além de representantes de secretarias municipais de saúde, trabalhadores e gestores das redes de atenção.

Facebook
YouTube