Na noite desta quarta-feira (23/11), a vice-prefeita Christianne Coelho e o secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, participaram da abertura do Circula Ceará no Theatro São João. A cerimônia contou, também, com a presença da secretária da Cultura de Sobral, Simone Passos, da secretária executiva da Cultura do Ceará, Valéria Cordeiro e do vice-presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura do Estado do Ceará (DiCultura), Fábio Santiago, dentre outros gestores, representantes institucionais e autoridades locais.

Durante a cerimônia, aconteceu a apresentação das minutas de leis do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Fundo Municipal de Cultura de Sobral. Contou, ainda, com a apresentação da Banda de Música Maestro José Pedro e uma Feira de Empreendedores e Economia Criativa do Sertão de Sobral/Vale do Acaraú, que aconteceu na Praça São João e segue durante os dias do evento, até 26 de novembro (sábado).

O Circula Ceará promove uma programação cultural que passará pelos equipamentos culturais de Sobral, levando também ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secretaria da Cultura. O circuito contará com apresentações de grupos de teatro, música, dança, circo e de cultura popular e tradicional, além de exposições fotográficas, projetos de intervenção urbana, oficinas de acessibilidade cultural e rodas de conversa com autores cearenses.

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) e do Instituto ECOA, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções.