Prefeitura e UVA Realizaram Conferência Sobral Construíndo Sobral
Participantes debatendo uma visão de futuro para
Sobral, duramte três dias, no Ytacaranha HotelPrefeitura de Sobral realizou em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, a Conferência "Sobral Construíndo Sobral", espaço privilegiado de encontro de pessoas que se destacam nos diversos setores da sociedade, para que juntas possam construir uma visão de futuro da cidade de Sobral para os próximos 10 anos.
A Conferência "Sobral Construíndo Sobral", coordenada e facilitada pelos consultores professores Dr. Manuel Foliedo e Antonio Nóbrega Filho, utilizou a metodologia "Conferência de busca de futuro", que foi aplicada em encontro ocorrido neste município em 1997.
A "Conferência de busca de futuro", tradução aproximada do título original, é um novo método de planejamento aplicado a processos de estratégias administrativas completamente distinto das técnicas usuais. Sua aplicação vem se realizando, com sucesso, nos últimos 30 anos, em diversos paises, como, Estados Unidos, Austrália, Suécia, Noruega, Canadá, México e mais recentemente, no Brasil, em empresas, Comunidades, Prefeituras, Instituições Governamentais e inúmeras outras organizações.
De acordo com a sua estrutura, este tipo de conferência busca rever o passado, explicar o presente, identificar as bases comuns, criar cenários ideais para o futuro, elaborar planos de ação e definir estratégias de acompanhamento de grupos e projetos.
Durante os dias 25, 26 e 27, cerca de 100 representantes de segmentos de Sobral e Fortaleza, estiveram reuni -
dos no Ytacaranha Hotel de Serra, objetivando a criação de propostas para Sobral. O encontro foi aberto pelo secretário de Cultura Desporto e Mobilização Social, e contou com a participação de secretários municipais, assessores e servidores da Prefeitura.
I Semana de Saúde Coletiva Mobilizou Milhares de Moradores no Bairro Sinhá Sabóia
Saúde e Educação integradas na busca de melhores condições de saúde para a população sobralense
Estudantes da Escola Sen. Carlos Jereissati e
moradores do Sinhá Sabóia
anunciam a realização do eventoA I Semana Coletiva de Saúde, promovida pela Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Residência em Saúde da Família, IEC, PSF dos bairros Sinhá Sabóia, Cohab I, Cohab II e Caioca, conjuntamente com o Conselho Local de Saúde, realizada na Escola Senador Carlos Jereissati (Sinhá Sabóia), foi o primeiro grande evento envolvendo ações educativas e de saúde.
Resumo do Evento
Coordenadores do eventoA programação do evento foi desenvolvida durante os três turnos, sendo bastante variada e atrativa, de forma a prender a atenção dos participantes, e que os assuntos de saúde pudessem ser passados de forma lúdica e alegre, em forma de paródia, peças teatrais, musicais, teatro de bonecos, oficinas e até debates com transmissão ao vivo por rádios locais. Foram relacionados e debatidos assuntos como dengue, doenças sexualmente transmissíveis, violência, gravidez na adolescência, sexualidade, dentre outros, sempre com boa participação do público alvo.
População do Sinhá Sabóia
mobilizada em torno do eventoVárias atividades culturais também estiveram disponíveis no evento, tais como apresentação circense, bandas musicais locais e aulas de dança de salão.
Participação Comunitária
Estudantes da Escola Sen. Carlos Jereissati
realizando desfile no bairroA população participou proporcionando um grande público a cada dia. Cerca de 4 mil pessoas passaram pelos stands, oficinas e atrações principais durante os 5 dias do evento.
Durante o processo de organização do cronograma dos eventos, várias reuniões ocorreram na própria comunidade para que a mesma participasse de forma ativa no processo de concretização da semana, várias atrações eram do próprio bairro e os moradores aderiram de forma voluntária e com bastante entusiasmo, buscando patrocinadores para faixas e camisetas entre empresários locais.
Estrutura Física da Semana
Dr. Luiz Odorico ao lado de partiticipantes da
I Semana de Saúde Coletiva de SobralNo ginásio da escola Carlos Jereissati, foram montados stands com representação de várias entidades de saúde do município, entre elas Hospital do Coração, FUNASA, Hemoce, Santa Casa, Secretaria de Saúde e PSF, dentre outros que colaboraram expondo suas atividades como SESC, APROCE, SENAC, FEBENCE, ASTRA, Etc.
Na terça feira à noite a reunião semanal dos médicos e enfermeiros do PSF do município ocorreu durante o evento, iniciando com uma peça teatral sobre o uso da camisinha e as doenças sexualmente transmissíveis e posteriormente uma grande mesa redonda com a população formulando perguntas para os médicos e enfermeiros.
Atividades como estas estão sendo incentivadas para serem realizadas em todo município, pois em muito contribui para a melhoria da qualidade de vida, e como fortalecimento do elo comunidade e equipe de saúde.
Geoprocessamento de Sobral
A Prefeitura de Sobral, através da ecretaria de Desenvlvimento Urbano e Meio Ambiente, iniciou juntamente com a equipe de profissionais da Casa da Geografia, o trabalho de geoproessamento do município de Sobral. O projeto, que teve início no dia 1º de agosto, tem como meta inicial desenvolver uma experiência piloto no bairro das Pedrinhas, onde está foi realizada uma operação de coleta de dados e mapeamento das informações referentes ao bairro, com vistas a balisar o planejamento do município nos mais variados setores: educação, saúde, saneameto, etc.O projeto conta com a participação de professores e alunos da Casa da Geografia, bem como com a assessoria e acompanhamento de técnicos da Prefeitura vinculados à Gerência de Desenvlvimento Urbano e Meio Ambiente. A Prefeitura também disponibilizou para este projeto, uma sala no pavimento de seu prédio, modernamente equipada e com todas as condições para viabilizar o trabalho.
Narcóticos Anônimos de Sobral
Há seis meses vem funcionando em Sobral o Grupo Nar Anon para pais, amigos e familiares de dependentes químicos. O Nar Anon é um grupo de auto ajuda, que vem se reunindo duas vezes por semana, sendo na segunda-feira, na Unidade de Saúde da Família Herbert de Sousa (bairro Pe. Palhano), e na terça-feira, na sede da Fundação de Ação Social, sempre às 19h.
Na última quinta-feira foi realizada a 1ª reunião de sensibilização para a formação do Grupo de Narcóticos Anônimos, destinado a usuários de drogas. O Narcótico Anônimo - NA surgiu da necessidade de proporcionar ao adicto, espaço de auto ajuda para sua recuperação. Dentre os seus doze princípios destacam-se: a honestidade, a mente aberta e a boa vontade.
Para participar do NA basta o desejo parar de usar droga. Se você tem interesse ou conhece alguém que está precisando de ajuda, procure o Grupo Nar Anon.