Prefeito Veveu lança Plano Nacional de Habitação Rural no Município |
|
A meta do Prefeito Veveu é substituir as 2.500 casas de taipa existentes na zona rural do Município, através do PNHR, por casas de alvenaria oferecendo moradia digna para os agricultores |
O Prefeito Veveu Arruda lançou, nessa quinta-feira, 25, no auditório do Paço Municipal, o Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR) em Sobral. De acordo com o Prefeito Veveu “o nosso objetivo com o programa é substituir as casas de taipa por casas de alvenaria, para que as famílias continuem nos lugares onde nasceram, onde têm um vínculo afetivo, com qualidade de vida e moradia digna.”
A agricultora Conceição Pessoa, representando a comunidade de Formosa e Purpurema, falou da emoção de participar do programa. “Estamos muito feliz e temos muito a agradecer o Prefeito”, comemora.
O Prefeito Veveu falou do seu histórico de luta como advogado em defesa dos trabalhadores e que esse programa é a continuação de um esforço por melhorar as condições de vida das pessoas mais carentes. “Construir casas nas comunidades rurais é fazer justiça social”, disse.
O Plano é uma extensão do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, voltado às comunidades rurais e visa beneficiar agricultores, artesãos, pescadores artesanais e todos aqueles que tenham a Agricultura Familiar como base de subsistência. “A nossa meta é construir 2500 casas através desse programa, contando com a parceria das associações e sindicatos”, afirmou o Prefeito.
Durante o evento foi apresentado o modelo das casas, que beneficiarão inicialmente 235 famílias das localidades de Boqueirão, na zona rural da sede; Formosa e Purpurema, no distrito de Bonfim; Alegre, no Patriarca; e São Domingos, no Jaibaras. O programa será executado com o apoio do Governo do Estado, Governo Federal e parceria da Caixa Econômica Federal.
Participaram do evento, o Prefeito Veveu; o Vice-prefeito Carlos Hilton Soares; a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes; e demais secretários, vereadores; os prefeitos da Meruoca, Aristides; de Alcântaras, Eliezer Fonteles; e de Santana do Acaraú, Hélder Arcanjo; representantes das comunidades rurais, de sindicatos, e da Caixa Econômica Federal.
|
|
Prefeito Veveu reúne-se Delegado Geral da Polícia Civil |
|
Delegado Geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, para tratar de melhorias para a segurança pública em Sobral |
Para tratar da segurança pública em Sobral, o Prefeito Veveu recebeu, em seu gabinete, nesta quarta-feira, 24, o Delegado Geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas. Em pauta a avaliação do funcionamento da atividade de polícia judiciária e planejamento para melhorar a prestação de serviço.
De acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, a Delegacia municipal de Polícia Civil em Sobral passará a funcionar no bairro Derby, onde já foi alugada uma casa, e serão resolvidas exclusivamente as questões relacionadas ao município de Sobral. O plantão passará a funcionar na frente da Delegacia Regional, que passará por uma reforma para que o cidadão tenha um melhor atendimento.
Segundo o Delegado Geral da Polícia Civil, “a Delegacia de Sobral cobre 17 municípios e nós temos uma preocupação muito grande em melhorar as condições de trabalho. Já melhoramos muito porque, até 2006, nós só tínhamos aqui em Sobral 1 delegado de polícia para atender Sobral e toda a região e hoje são 6. Nesse governo já admitimos mais 1000 policiais civis entre delegados, escrivães e inspetores”, pontua.
Nesta quinta-feira, 25, o Prefeito Veveu reúne-se também com o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Coronel Werisleik Matias, para continuar tratando do tema segurança pública.
|
|
Prefeito Veveu lança XIII Copa Sobral de Futebol |
|
O Prefeito Veveu Arruda e a Secretária de Esporte, Shelda Bedê, também fizeram a entrega das bolas da Copa Sobral para as ligas e associações esportivas sobralenses |
O Prefeito Veveu lançou, nessa quarta-feira, 24, da XIII Copa Sobral de Futebol. O evento contou com a presença da Secretaria do Esporte, Shelda Bedê, da imprensa e representantes de todos os times que participam da Copa.
O Prefeito Veveu Arruda disse estar feliz com o aumento no número de equipes participantes, e que “isso mostra o quanto o esporte vem crescendo no nosso Município. A cada ano nós percebemos que as pessoas têm buscado mais o esporte, e isso nos incentiva a apoiar ainda mais a todas as ligas esportivas em suas diversas modalidades”.
Durante a solenidade de abertura, foram apresentadas todas as ações realizadas pela Secretaria do Esporte, ao longo do semestre, e os projetos a serem realizados a partir do mês de agosto, como a 3ª Mini Maratona de Sobral, que segue com inscrições abertas até o dia 1º do próximo mês.
Também foram apresentados outros projetos e atividades realizados pela Secretaria, como os vários cursos de capacitação em parceria com o Governo do Estado, e o apoio ao Guarany de Sobral.
A Copa Sobral de Futebol é a maior competição de futebol amador da região, reunindo, este ano, mais de 3.000 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes de 128 equipes, sendo 48 dos distritos e 80 equipes da sede de Sobral.
Shelda Bedê agradeceu o empenho de todos e desejou sorte às equipes, que receberam as bolas oficiais da competição.
Toda a solenidade foi transmitida ao vivo pelas rádios Educadora do Nordeste e Tupinambá de Sobral.
A abertura da competição será no dia 07 de agosto, às 19h, no estádio do Junco, com a presença de todos os times participantes. O time Mototáxi, do Bairro Junco, é o atual campeão da Copa Sobral de Futebol e o Flamengo de São Domingos é o vice.
A competição é apoiada pela Prefeitura de Sobral, que em abril deste ano, firmou 18 convênios com ligas e associações esportivas sobralenses para apoiar a realização de eventos esportivos nas mais diversas modalidades. Realizada desde 2000, a Copa Sobral de Futebol é coordenada pela Secretaria do Esporte do Município em parceria com a Liga Sobralense de Futebol. Saiba mais: (88) 3614-7531. |
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Sobral adere ao Programa Mais Médico
do Governo Federal |
|
Programa Mais Médico vai garantir mais profissionais nos Centro da Família na sede e distritos |
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde, enviou a solicitação de 20 vagas para médicos cadastrados no Programa Mais Médico do Ministério da Saúde. A adesão do Município ao Programa foi anunciada pela Secretária da Saúde de Sobral, Mônica Lima, ao lado do Prefeito Veveu Arruda, durante a 11ª Plenária do Orçamento Participativo realizada, nessa terça-feira, 23, no Distrito de Aprazível.
O Prefeito falou, aos participantes da Plenária, que apoia a iniciativa do Ministério da Saúde em tentar resolver o déficit de profissionais de medicina nos municípios brasileiros. O Prefeito falou do resultado da reunião com representantes do Ministério da Saúde, em Fortaleza, na qual esteve presente, na semana passada, em busca de mais informações sobre o Programa.
Entre as determinações do Ministério da Saúde, destacadas pelo Prefeito Veveu Arruda, para adesão ao Programa Mais Médico, está a de que o profissional contratado por este sistema não poderá exercer outra atividade que não seja a do atendimento em Unidades de Saúde.
“Se tudo correr bem, nós vamos poder contar com médicos até outubro deste ano, que vêm ajudar a nossa população. Sem prejuízos para os médicos formados no Brasil, formados em Sobral. Nós vamos estudar como aperfeiçoar mais ainda o nosso Sistema de Saúde Municipal, para atendermos melhor a população de Sobral”, disse o prefeito.
De acordo com a demanda enviada pela Secretaria da Saúde, para análise do Ministério, a distribuição de médicos será de 2, no Centro de Saúde da Família, no Bairro do Junco; 3 no CSF da Coelce; 1 no CSF da Expectativa; 1 médico, no CSF das Pedrinhas; 1 no Sinhá Saboia; 1 médico na Caioca; 1 médico no CSF do Tamarindo (Centro); 1 no CSF da Estação; 1 no Sumaré; 2 na Vila União; 1 para atender no CSF de Aracatiaçu; 1 no CSF de Caracará (Patos); outro no CSF do Torto; 1 em Bilheira; 1 médico para o CSF do Aprazível, e outro médico para o CSF do CAIC.
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal espera garantir mais médicos para o papís.
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.
|
|
Inscrições para Guarda Mirim
seguem até sexta-feira, 26 |
|
As inscrições estão sendo realizadas no pátio externo da Prefeitura pela Secretaria da Segurança e Cidadania |
Seguem até essa sexta-feira, 26, as inscrições para a Guarda Mirim. Já foram inscritos 300 jovens e adolescentes que concorrem às 100 vagas do programa que oferece formação durante 6 meses com bolsa-auxílio.
Para as inscrições, que estão sendo realizadas no pátio externo da Prefeitura, das 8h às 16h, é necessário apresentar: duas fotos 3x4 recentes e idênticas, comprovação de escolaridade (declaração escolar), cópia da Certidão de Nascimento ou Identidade e comprovante de endereço.
Para participar do programa Guarda Mirim é necessário: estar regularmente matriculado, pelo menos, no 6ª ano do ensino fundamental, ter idade entre 14 e 17 anos, ter o consentimento formal dos pais ou representantes legais, residir no Município de Sobral. Saiba mais: (88) 3614-8810.
|
|