Empresas acessíveis são premiadas com Selo de Acessibilidade |
|
Foram premiadas 4 empresas com Selo de Acessibilidade, padrão Prata |
O Prefeito Veveu fez a entrega, nessa quarta-feira (6), do 1º Selo de Acessibilidade (Padrão Prata) às empresas reconhecidas como inclusivas em Sobral: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Reabilitação de Sobral, Banco Bradesco (Agência Princesa do Norte) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
Durante o evento o Prefeito Veveu destacou que em Sobral estamos construindo uma cidade mais inclusiva e justa. "Todos os novos prédios públicos que estão sendo construídos são acessíveis e mesmo os antigos serão adaptados". O Prefeito também garantiu apoio para ao projeto Censo Inclusão Sobral, um levantamento de onde e como vivem as pessoas com deficiência de Sobral, que será feito pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O evento contou com a presença da Miss Ceará 2008, Vanessa Vidal, que é surda e luta pela causa, e também do Músico David Valente, que usa os pés para tocar teclado e já se apresentou em diversos programas de TV. Os atletas sobralenses medalhistas dos Jogos Paraolímpicos do Ceará também prestigiaram o evento e foram homenageados.
O Selo foi criado em dezembro de 2011, através da Lei Municipal nº 1.070, proposta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e apresentada na Câmara pelo Vereador Paulo Vasconcelos.
|
|
Prefeito Veveu premia escolas de samba campeãs do Carnaval de Sobral
|
|
Prefeito Veveu entega premiação das escolas de samba vencedoras no Carnaval 2013 |
A Cerimônia de Premiação das escolas de samba campeãs do carnaval 2013 foi realizada no Hall da Prefeitura, nessa quarta-feira (6), com a presença da Secretária da Cultura e do Turismo, Eliane Leite, do Presidente do Instituto ECOA, Roberto Galvão, do Vice-Prefeito Carlos Hilton, do Chefe de Gabinete, Luciano de Arruda, de vereadores e outros secretários municipais.
Os presidentes das agremiações receberam das mãos do Prefeito Veveu, troféus e uma premiação em dinheiro. O terceiro lugar foi para a escola de samba Unidos do Alto do Cristo, que obteve 147,5 pontos e levou 3 mil reais. A Acadêmicos do Dom Expedito teve 154 pontos, ficando em segundo, com o prêmio de 5 mil reais. A escola Estação Primeira do Sinhá Sabóia, grande campeã do Carnaval de Sobral com 156 pontos, levou 10 mil reais.
Em seu pronunciamento, o Prefeito se disse "satisfeito com o empenho, tanto das escolas de samba quanto da Prefeitura, através do apoio das secretarias, num carnaval que foi um dos maiores do município, e um dos mais tranquilos." O Prefeito garantiu a continuidade do apoio às agremiações que fazem o carnaval de Sobral.
A Secretária da Cultura e do Turismo se disse satisfeita com o resultado do carnaval deste ano, para ela, " realizar um Carnaval de qualidade é a nossa motivação; essas escolas realmente se destacaram nesse carnaval, e esse prêmio coroa o esforço de todos nós em levar à avenida uma festa de encher os olhos."
Narciso Sousa, presidente da vencedora Estação Primeira do Sinhá Sabóia, se disse feliz com o prêmio e que "o título é dividido com todos da comunidade, que se esforçam a cada ano para levar um trabalho cultural e artístico para a avenida."
|
|
Minha Casa, Minha Vida
Gestores discutem andamento das obras
de construção de 2.084 apartamentos |
|
Prefeito Veveu recebeu no Paço Municipal o Diretor Presidente da Direcional, Ricardo Valadares |
Nesta quarta-feira (6), o Prefeito Veveu Arruda e a Secretária do Urbanismo, Gizella Gomes, participaram de reunião, no Paço Municipal, com Ricardo Valadares, Diretor Presidente da Direcional, construtora responsável pela execução das obras das 2.084 unidades habitacionais, no Bairro Cidade José Euclides, do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Iniciadas em dezembro de 2012 e com o prazo de 24 meses para a entrega, as obras seguem em ritmo acelerando. Nessa fase, estão sendo executadas a terraplanagem e as fundações. Segundo o Diretor Presidente da Direcional, Ricardo Valadares, a empresa tem priorizado a contratação de mão-de-obra local, que tem "um índice de produtividade muito grande". Ele acrescentou que a empresa pretende "levar gente daqui para outras obras".
Leia mais: blog.sobral.ce.gov.br
Na primeira etapa do projeto, serão investidos R$ 77,3 milhões, em 1.252 unidades habitacionais. Na segunda fase, o valor será de R$ 51,9 milhões para a construção de 832 apartamentos. "As pessoas que vão morar lá terão muita dignidade. É um projeto muito bem elaborado, com muita área de lazer", elogiou Ricardo Valadares.
De acordo com o Prefeito Veveu, esse é o maior projeto de habitação popular de Sobral, que terá um impacto muito positivo para assegurar residência própria para população de baixa renda. "Nós vamos priorizar aquelas pessoas que tem as condições sociais e econômicas mais difíceis, exatamente com o objetivo de atingir a minha meta de erradicar a extrema pobreza de Sobral", acrescentou.
Essa projeto é apenas uma das medidas adotada pelo Município para oferecer à população condições dignas da moradia e reduzir o déficit habitacional de Sobral, estimado hoje em 12 mil casas. Já foram entregues pela Prefeitura de Sobral 496 unidades no Residencial Jatobá I e II. Agora, o Prefeito Veveu quer desenvolver o programa Minha Casa, Minha Vida na Zona Rural do município. A ação está sendo discutida com a Caixa Econômica Federal.
|
|
Divulgado resultado final da seleção pública do Pronatec |
A Prefeitura de Sobral divulgou os candidatos aprovados no processo seletivo para formação de banco de recursos humanos de nível médio e superior para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
A seleção, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, foi dividida em duas etapas: prova de títulos (análise curricular) e entrevista. Saiba mais: (88) 3695-5200. |
|
|
|
|
|
|
Versão impressa |
|
|
Cartilha pelo fim da violência doméstica será lançada em Sobral
|
|
A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério Público, lançará nesta sexta-feira (8), às 18h, no Centro de Convenções, a cartilha "Educação e Justiça: pelo fim da violência doméstica". A publicação é uma ação de enfretamento a violência doméstica e familiar e tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre esse problema e informar sobre os mecanismos legais e psicossociais colocados à disposição de vítimas, agressores e familiares após a promulgação da Lei Maria da Penha.
Participarão do lançamento o Prefeito Veveu Arruda; a Procuradora da Justiça e Coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Ceará, Maria Magnólia Barbosa da Silva; o Secretário Municipal da Educação, Julio Cesar Alexandre; diretores; coordenadores pedagógicos; professores; orientadores da Escola da Noite e alunos da Educação de Jovem e Adultos.
Segundo a Coordenadora do Ensino Fundamental, Jamille Fonteles, a ação é um trabalho preventivo para que, a partir das reflexões sobre o tema, os alunos entendam o que é a violência doméstica e não a pratiquem, ao mesmo tempo em que informa aos estudantes quem eles devem procurar nessas situações.
A cartilha será trabalhada durante todo o ano com estudantes do Ensino Fundamental, a partir do 5º ano, e da Educação de Jovens e Adultos, com atividades extracurriculares como palestras, orientações e concursos de desenhos e vídeos. Também está previsto um dia "D"com as famílias, no qual a comunidade irá à escola conhecer o conteúdo da cartilha.
"O ideal é que a cartilha não seja trabalhada somente nas escolas, mas que vá para a casa e seja lida com a família. Tem atividades para que os alunos façam em casa, para refletir com as famílias", explica Jamille Fonteles, Coordenadora do Ensino Fundamental.
|
|
Cine Falb Rangel exibe A Hora da Estrela |
|
O Cine Falb Rangel exibe, nesta quinta-feira (7), às 19h30, o filme "A Hora da Estrela". No filme, Macabéa (Marcélia Cartaxo) é uma imigrante nordestina, que vive em São Paulo.
Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres.
Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).
Com direção de Suzana Amaral, o filme tem duração 96 minutos e classificação indicativa de 12 anos. Entrada gratuita. Saiba mais: (88) 3611-2956. |
|