A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), abre inscrições para o Projeto Bolsa Atletas de Sobral, com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento humano e esportivo de adolescentes e jovens sobralenses com idade mínima de 15 anos e máxima de 29 anos, nas mais diversas modalidades esportivas, realizando ações que possibilitem o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida, além do apoio ao rendimento esportivo por meio de auxílio financeiro na concessão de 50 bolsas nível I, no valor de R$ 200,00 e mais 50 bolsas nível II, no valor de até R$ 400,00.

O projeto parte do Programa #ocupaJuventude, oferecendo condições necessárias para a manutenção pessoal de atletas. A inscrição deve ser efetuada online, mediante o preenchimento de formulário eletrônico e anexação de documentos. As inscrições vão até o dia 26 de fevereiro.

Para solicitar inscrição e participar do processo seletivo, o atleta deverá atender e comprovar os seguintes requisitos: ser atleta brasileiro nato ou naturalizado; ser residente no município de Sobral (CE); praticar modalidade esportiva com frequência, sendo no mínimo 2 vezes por semana; comprovar vínculo esportivo com instituições e organizações da área esportiva tais quais associações, clubes, federações e escolas; ter entre 14 e 29 anos de idade.

Inscrição AQUI: http://ocupajuventude.sobral.ce.gov.br

#Secjel #PrefeituradeSobral #BolsaAtleta #ocupaJuventude #Sobral #Juventude


As aulas da Rede Municipal de Ensino de Sobral retornam no dia 3 de fevereiro de 2020 e a Secretaria da Educação realizará, entre os dias 27 a 31 de janeiro, conforme o calendário letivo, a entrega dos 34.494 kits de material escolar aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II.


Cada kit escolar poderá conter, de acordo com a modalidade de ensino, caderno brochurão, caderno de desenho, agenda escolar, canetas, lápis, apontador, borracha, régua, tesoura, cola, instrumentos de geometria, caixas de lápis de cor e giz de cera, tinta guache e massa de modelar. Lembrando que a data de entrega varia dependendo dos calendários das escolas.



Todos os estudantes também receberão novo fardamento escolar completo. Os estudantes da Educação Infantil receberão blusa, short, mochila de rodinha e sandálias. Os estudantes do 1º e 2° ano do Ensino Fundamental receberão blusa, bermuda jeans, sandálias e mochila carrinho. Os estudantes do 3° ao 5° ano do Fundamental receberão blusa, bermuda jeans, e mochila  e  os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - anos finais - receberão blusa e mochila. Os estudantes também receberão o fardamento para as aulas de educação física.

        
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), está realizando, durante o período da quadra invernosa, o preparo de áreas agrícolas destinadas ao plantio das culturas de sequeiro (milho, feijão, jerimum e outras) dos produtores de base familiar na sede e distritos de Sobral. Cerca de 100 agricultores familiares e produtores rurais estão sendo beneficiados.
 
"O trabalho permite que o agricultor tenha um bom desempenho na sua produção agrícola, tendo em vista que a aração do solo propicia um melhor desenvolvimento do sistema radicular (raízes) das plantas. Com o semeio no solo em condições de umidade adequada, a germinação das sementes se desenvolve numa ambiência (água, solo e atmosfera) de forma ideal para uma boa produtividade", ressalta o gerente da Agricultura Familiar da STDE, Pedro Pitombeira.  
 
A STDE apoia os agricultores subsidiando o serviço das maquinas agrícolas, onde o trabalhador do campo ganha mais tempo no plantio das sementes.
 
A ação teve início no começo de janeiro nas comunidades dos setores VI e I do distrito de Jaibaras, na localidade de Marrecas e localidades no distrito de Caracará.  A atividade continuará durante todo o período da quadra invernosa, nos distritos de Aracatiaçu, Taperuaba, Caracara, Jaibaras, Patriarca e Caioca.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), realiza a "I Semana da Visibilidade Trans de Sobral - Entender é o primeiro passo", entre os dias 28 de janeiro a 1º de fevereiro. 

Programação
Dia 28/01 
Local: CODED-CED - Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Rua Iolanda P.C. Barreto, 317, Derby Clube)
Mesa "Transexualidade, Homoafetividade e Religiosidade – Deus me ama como eu sou?" 
Horário: 19h

Dia 29/01
Local: Praça de Cuba
Blitz preventiva (testagem rápida, distribuição de preservativos e lubrificantes e material informativo)
Local: Praça de Cuba
Horário: 8h30

Local: Boulevard do Arco
Caminhada da Visibilidade
Horário: 19h

Dia 30/01
Local: Auditório do IFCE (Av. Dr. Guarany, 317, Derby Club)
Seminário "Vidas Trans Importam: “Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”
Horário: 8h

Local: Anfiteatro do Largo das Dores 
"Trans Sarau"
Horário: 20h30 

Dia 31/01
Local: Centro de Referência da Mulher Ana Soraia Silva Galdino (Av. Lúcia Sabóia, 215, Centro)
Dicas de moda: “As cores no universo Trans”.
Horário: 15h30

Dia 01/02
Local: Margem Esquerda (próximo ao Museu Madi) 
Aulão de defesa pessoal – Krav Magá
Vôlei feminino
Transfut
Horário: 9h

Inscrições AQUI

As aulas na rede pública municipal de ensino de Sobral terão início no dia 03 de fevereiro de 2020, segundo o calendário letivo das escolas públicas municipais para o ano de 2020 (portaria nº 118/2019), publicado no Diário Oficial do Município n° 688. O calendário conta com o número de dias letivos, datas comemorativas e principais eventos da rede municipal.

Visando cumprir os 200 dias letivos estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), ao longo do ano de 2020 haverá oito sábados letivos com o primeiro no dia 15 de fevereiro. As aulas do primeiro semestre seguem até o dia 30 de junho. Já o segundo semestre letivo terá início no dia 3 de agosto e segue até o dia 21 de dezembro para os estudantes aprovados por média.

- Veja o calendário letivo aqui.