Na tarde desta terça-feira (26/01), profissionais da Secretaria da Saúde de Sobral iniciaram a vacinação de cerca de 300 idosos com mais de 95 anos de idade, acamados.

A primeira vacinada nesta etapa foi Luiza Alves da Silva, de 117 anos. Adotada por sua cuidadora aos 109 anos, hoje é moradora do Residencial Nova Caiçara. Sem comorbidade, dona Luiza faz uso de sonda nasogástrica (de alimentação).

O município recebeu, nesta segunda-feira (25/01), 1.030 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Esse será o imunizante utilizado nesta fase. Assim que finalizada a vacinação dos idosos acima dos 95 anos, será a vez das pessoas de entre 90-94, 85-90 e 80-84 e assim por diante. Ao todo, a meta é imunizar quase 5.700 idosos acima dos 75 anos.

As vacinas do Instituto Butantan continuarão sendo utilizadas na vacinação dos profissionais dos eixos Covid/apoio Covid. Essas mesmas vacinas foram utilizadas para vacinar os idosos nos abrigos de Sobral.

Para os profissionais da saúde, ainda é necessário o cadastramentos/agendamento para vacinação, por meio do site da Prefeitura de Sobral.

O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeira prorrogou, até o dia 28 de janeiro, o período de renovação de matrícula e inscrição dos estudantes novatos.  

Ao acessar o canal de seleções da Prefeitura de Sobral, os interessados devem preencher o formulário eletrônico de acordo com a modalidade desejada.

O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras está localizado na Rua Coronel Rangel Barbosa, 55, Centro.

Outras informações: (88) 3611-2025
Inscrições AQUI

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Sandra Arcanjo, e a vice-prefeita Christianne Coelho estiveram, na manhã desta terça-feira (26/01), no açude da Emasa, no distrito de Aracatiaçu, para realizar uma ação de peixamento de alevinos (peixes recém saídos do ovo). A ação, que também vai beneficiar outros açudes do município, é fruto do Programa de Peixamento do Governo do Estado, em uma parceria entre Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Segundo a secretária da STDE, Sandra Arcanjo, os alevinos estarão prontos para serem pescados nos próximos meses, beneficiando agricultores e pescadores artesanais das diversas localidades, garantindo a segurança alimentar e contribuindo para o incremento da renda dessas famílias.

O objetivo do Governo do Estado é repovoar os reservatórios públicos e comunitários das áreas de assentamentos dos municípios cearenses, distribuindo gratuitamente alevinos, sobretudo para a população de baixa renda que vive da pesca artesanal. Cerca de 70 mil alevinos de tilápias estão sendo colocados para povoamento.
 
A secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Andrezza Aguiar Coelho, visitou o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Mimi Marinho, no bairro Dom Expedito, nesta terça-feira (26/01), onde se reuniu com os coordenadores das seis unidades de Cras do município e com a assistente social Luizyland Lima. Na ocasião, os coordenadores participavam de um processo de formação continuada.
 
A secretária falou sobre sua história de atuação profissional e acadêmica no SUS e que o trabalho da Assistência Social junto às famílias, na prevenção, guarda muitas proximidades com suas experiências anteriores. "Eu acredito na potência dos Cras por esta razão: por estarem dentro do território, com todas as suas potencialidades". Andrezza Coelho concluiu pedindo aos gestores para assumir, com ela, o desafio de requalificar a atuação das unidades dentro das comunidades e bairros sobralenses.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa, por meio da Gerência de Água, paralisação temporária no abastecimento dos bairros Centro, Santa Casa, Sumaré, Dom José, Padre Palhano, Alto da Brasília, Expectativa, Parque Silvana I, Parque Silvana II, Campo dos Velhos, Coração de Jesus, Pedrinhas, Derby, Jerônimo Prado, Recanto, Residencial Meruoca e Paraíso das Flores, nesta terça-feira (26/01), em virtude de vazamento em tubulação na Rua Joaquim Ribeiro, nas imediações da empresa Sobralfarma, no Centro.

A estimativa é de que os trabalhos de reparo sejam concluídos até as 15h desta terça-feira (26/01). Depois deste horário, a distribuição de água voltará gradativamente em todas as áreas atingidas. Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas.

O SAAE alerta que esta paralisação pode ocasionar alterações na turbidez e coloração da água.

O SAAE pede a compreensão dos moradores e destaca que trabalha para garantir água para todos os moradores de Sobral com regularidade, qualidade e segurança.

Para reclamações, solicitações, sugestões ou esclarecimentos, a população pode entrar em contato com o SAAE pelos seguintes canais de atendimento: www.saaesobral.com.br, 0800.283.0195, (88) 98143-4795 e 98129-8102 (whatsapp). Também estão disponíveis os telefones da presidência da autarquia: (88) 98122-2268 e (85) 99994-1190.