A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, neste sábado (15/08), duas palestras abordando os temas pensamento computacional na educação e metodologias ativas. Para falar sobre, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, convidou os professores André Raab e José Moran. O evento on-line será transmitido pelo canal da secretaria no YouTube, a partir das 14h, e contará com certificação.

A primeira palestra irá abordar o tema “Pensamento computacional na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental” e será proferida pelo prof. dr. André Raab. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, André fez pós-doutorado na Universidade de Stanford (2016). É mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduado em Informática pela PUCRS. É professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Computação e atua no Mestrado e Doutorado em Educação. Também coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) e o Grupo de Informática na Educação da Univali. 

Na segunda palestra, o professor José Moran abordará o tema “Como ensinar ativamente a estudantes com acesso digital desigual?”. José Moran é professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educação com ênfase em valores, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. Foi professor na Universidade de São Paulo (USP) e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro. Implantou e gerenciou programas de ensino híbrido e de educação a distância. Suas ideias estão no blog Educação Transformadora, da USP.

O evento é mediado e coordenado pelo professor Herbert Lima, servidor público federal no cargo de professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC). Herbert Lima é graduado em Física, mestre em Ciência da Computação com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutor em Engenharia de Teleinformática, ambos pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação, no Ceará, e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais. É professor dos mestrados em Ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Foi diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

Acompanhe a aula AQUI

Para realizar sua inscrição nesta aula/palestra escolha um dos links abaixo e preencha o formulário:
Opção 1 AQUI
Opção 2 AQUI 
Opção 3 AQUI 
Opção 4 AQUI 
Opção 5 AQUI 

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), restabelece os prazos do edital nº 03/2020 – STDE, que dispõe sobre a ocupação do Parque da Estação Belchior, para atividades de comercialização e prestação de serviços.
 
Os interessados podem requerer um espaço para comercializar os seguintes produtos e serviços: vendas (artesanato, papelaria e serviços, plantas, flores e ervas medicinais, confecção, miudezas em geral, eletrônicos, sorveteria, calçados, bolsas, mochilas e acessórios), serviços (corte de cabelo, manicure, cyber, conserto eletrodoméstico, conserto celular, chaveiro, costura em geral, pagamentos e barbearia) e lanchonetes.
 
Para se inscrever, os candidatos devem se dirigir à STDE (Centro de Convenções ), entre 8h e 12h e das 13h às 15h30min, e preencher uma ficha cadastral. É necessário apresentar os seguintes documentos: originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4 atual.
 
Cronograma
Até 21/08: Inscrições
24 a 31/08 - Julgamento e classificação
03/09 - Resultado preliminar
05/09 - Resultado final
 
Edital AQUI 
Termo de aditivo do edital AQUI
Outras informações: 3611-5833

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), restabeleceu os prazos do edital nº 005/2020 - STDE, que tem como finalidade selecionar empreendedores individuais, firmas individuais (empresários) e microempresários para comercializar e prestar serviços na Praça do Empreendedor, no bairro Sumaré. As inscrições seguem até dia 13 de agosto. Os interessados devem se dirigir à STDE, no Centro de Convenções, de 8h às 12h e de 13h às 17h.
 
Cronograma
Até 13 de agosto - Inscrições
14/08 - Resultado parcial
17/08 - Recursos
18/08 - Resultado Final
 
Edital AQUI
Outras informações: (88) 3611-5833

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa, por meio da Gerência de Água, paralisação temporária no abastecimento do bairro Vila União, nesta segunda-feira (10/08), em virtude de problema eletromecânico no sistema de bombeamento do reservatório Piçarreira (bairro Domingos Olímpio).

A estimativa é de que os trabalhos de reparo sejam concluídos até às 17h desta segunda-feira (10/08). Depois deste horário, a distribuição de água voltará gradativamente. Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas.

O SAAE alerta que esta paralisação pode ocasionar alterações na turbidez e coloração da água.

O SAAE pede a compreensão dos moradores e destaca que trabalha para garantir água para toda população de Sobral com regularidade, qualidade e segurança.

Para reclamações, solicitações, sugestões ou esclarecimentos a população pode entrar em contato com o SAAE pelos canais de atendimento: www.saaesobral.com.br, 0800.283.0195, (88) 98129-1704, 98143-4795 e 98129-8102 (whatsapp). Também estão disponíveis os telefones da presidência da autarquia: (88) 98122-2268 e (85) 99994-1190.

De forma on-line, a segunda edição do Agosto das Juventudes será realizada nesta quarta-feira (12/08). A programação será exibida na página da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) no facebook, a partir das 14 horas.

O momento tem como objetivo promover a integração e divulgação de experiências comunitárias e atividades artísticas desenvolvidas pelas juventudes sobralenses, em alusão ao Dia da Juventude (12 de agosto). 

Inscrições AQUI