A Prefeitura de Sobral intensificou os serviços de limpeza em bairros e distritos de acordo com o mapa de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação conta com varrição manual, coleta de lixo e capina mecanizada e manual.

No momento, recebem os serviços os bairros Cohab III, Sumaré, Cohab I e Dom José, além das avenidas José Euclides Ferreira Gomes e Gerardo Rangel.

Para a prevenção de doenças, a Prefeitura reforça que é necessária a contribuição da população, que deve evitar jogar lixo nas ruas ou em terrenos baldios, além de observar os horários e dias da coleta.

As atividades são executadas por meio das secretarias dos Serviços Públicos (Sesep) e da Saúde.

Diferente do que fala a postagem em destaque, até esta quinta-feira (21/05), o número de pacientes recuperados de Covid-19 em Sobral era de 456, conforme boletim semanal epidemiológico da Secretaria da Saúde.

É importante ressaltar que o tratamento da doença no município de Sobral segue protocolo da Secretaria da Saúde do Estado, embasado em estudos científicos, e não é realizado com um único remédio, mas sim, com um conjunto de medicamentos. Todos os tratamentos propostas são indicados conforme AVALIAÇÃO MÉDICA.

A Secretaria da Saúde reforça que a automedicação não deve ocorrer, pois é extremamente perigosa para população.

 

A 26ª edição da maior campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas, o Dia do Desafio, será realizada em um novo modelo. Devido à pandemia de Covid-19, as respectivas medidas de distanciamento social e restrição de circulação da população, neste ano as atividades acontecerão por meio das redes sociais.

Durante todo o dia, o perfil no Instagram da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (@secjelsobral) vai exibir uma programação voltada à prática de exercícios físicos que poderão ser feitos em casa. 

Até 2019, o Brasil e mais 13 países do continente americano participaram do Desafio Trienal, iniciado em 2018. Na ação, as duplas de cidades que foram sorteadas em 2018, além de disputarem entre si, somaram esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes, em uma competição que seguiria até este ano.

Programação

8h - Aula de yoga com Luciana Oliveira
10h - Corrida com Wladir Rodrigues
15h - Lutas com Jarles Dias
17h - Treino hiit com Kalu Cavalcante
18h - Aula de dança com Bruno Suriano
19h - Forró de quadrilha junina com Eremilda Alves e Leandro Fialho

 
Nos dias 22 e 25 de maio, servidores da Prefeitura de Sobral participaram da capacitação on-line “Ciclomobilidade como alternativa de resiliência para o processo de retomada da cidade pós-confinamento”. O objetivo da ação foi incentivar uma reflexão sobre mudanças pelas quais as cidades devem passar no contexto da pandemia de Covid-19 e na eventual reabertura pós-confinamento. 

A capacitação, que teve como foco a possibilidade do uso da bicicleta como uma estratégia segura e adequada à retomada, foi promovida pela empresa CERTARE e faz parte das ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), que está sendo executado pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O programa é financiado com recursos oriundos do contrato de empréstimo firmado entre a Prefeitura de Sobral e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O município de Sobral recebeu 7 mil novas máscaras N95 para uso exclusivo dos profissionais de saúde. Além disso, 820 testes rápidos para Covid-19 também foram adquiridos.

Esses equipamentos fazem parte de uma aquisição, realizada pelo Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral (CPSMS), de um total 20 mil máscaras N95 e 2.500 testes rápidos para Covid-19 que serão distribuídos entre os 24 municípios consorciados.

De acordo com Carlos Hilton Soares, diretor executivo do CPSMS, todos os esforços estão sendo feitos para a prevenção da doença e proteção dos profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. “A ideia do prefeito Ivo Gomes, que preside o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral, é continuar investindo recursos do consórcio para apoiar os municípios durante a pandemia”, destacou Carlos Hilton.