A- A A+ |

Nesta sexta-feira (22/10), o Mercado Público de Sobral teve o primeiro dia de feirão. O evento aconteceu no setor dos cafés e teve a comercialização de plantas medicinais, ornamentais, artesanato e gastronomia. O momento contou com a participação do conjunto musical GT de arte como atração cultural.

Os comerciantes que expuseram seus produtos, além dos próprios permissionários do equipamento, foram atendidos pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), como os artesãos acompanhados pela Casa da Economia Solidária e as famílias agricultoras atendidas pela Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário da STDE.


Para Sandra Arcanjo, secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a ideia de fazer um feirão no Mercado Público foi movimentar aquele importante espaço de comercialização. ‘’Estou muito feliz em ver a população aderindo ao nosso feirão. O mercado é um local turístico, queremos trazer mais pessoas para cá para que os permissionários possam vender mais e prosperar”, explicou a secretária.

Na próxima segunda-feira (25/10), a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), estará presente no Seminário de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Econômico e Social de Sobral, realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, em parceria com o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará e com o Instituto Veredas. O evento acontecerá no auditório Jocely Dantas, no SESI Sobral, localizado na Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003, Junco.

A coordenadora de Desenvolvimento Agrário da STDE, Paula Vanessa Queiroz, participará do seminário, discutindo sobre o tema ‘’Políticas Públicas e Programas para o Desenvolvimento Agrário’’, às 10h, na sessão da Mesa 01.

O seminário é restrito a um público que se divide entre famílias agricultoras, representantes de Organizações não Governamentais e sociedade civil.


A Secretaria da Saúde, por meio da Célula da Saúde da Mulher, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Ceará (SBM-CE), realizará, neste sábado (23/10), um mutirão para avaliação dos resultados de biópsias mamárias que foram realizadas dia 9 de outubro na Policlínica de Sobral.

As avaliações serão feitas pelos médicos mastologistas Juvenal Linhares e Guarany Mont´Alverne Arruda. As pacientes atendidas na Policlínica foram reguladas a partir das unidades básicas de saúde dos 15 municípios que fazem parte do consórcio de Sobral.

Para as que desejarem, haverá uma pesquisa sobre mutações genéticas em pacientes com tendência a câncer de mama, que será realizada pela Secretaria da Saúde de Sobral em parceria com o Centro Universitário Uninta.

A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da coordenadoria da Atenção Especializada, realiza de 25 a 29 de outubro, a Semana Sobralense de Prevenção ao Câncer Bucal. A campanha busca estimular ações preventivas e educativas sobre o autoexame e os exames de detecção precoce do câncer bucal com profissionais da rede municipal de saúde.

A cerimônia de abertura, que será realizada nesta segunda-feira (25/10), às 18h, acontecerá no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Vale do Acaraú. O evento contará com a presença da Secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, e representantes da odontologia do município.

Durante a semana, serão realizadas várias ações nos territórios com os dentistas que atuam no Centro de Saúde da Família (CSF). Entre as ações está a capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com o objetivo de orientar e identificar possíveis lesões de câncer bucal, além de rodas de conversa nas salas de espera.

Na terça-feira (26/10), os dentistas do município de Sobral passarão por capacitação, com professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde eles irão aprender a identificar lesões e encaminhar o paciente corretamente, dependendo de cada caso.

Um dos fatores de risco mais prevalentes ao câncer bucal é a exposição ao sol. Em uma localidade, no distrito de Bonfim, onde há muitas pessoas que trabalham na área rural e haverá intervenção com avaliação da cavidade oral, aferição de pressão, verificação de glicemia e educação em saúde.

Na sexta-feira (29/10), será o Dia D da campanha, onde todos os 37 CSFs estarão atendendo pessoas de 40 anos ou mais, pessoas com lesões na cavidade oral de difícil cicatrização, que fumam, bebem e ficam muito expostos ao sol.

Para a coordenadora da Atenção Especializada, Tamires Félix, é importante que as pessoas façam o autoexame da região da boca para detectar alguma alteração, e realizem a consulta para uma avaliação mais detalhada.

A Semana Sobralense de Prevenção ao Câncer Bucal é uma parceria entre Secretaria da Saúde, Conselho Regional de Odontologia, Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia e Universidade Federal do Ceará.

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), inaugurou nesta quinta-feira (21/10), o novo Largo de São José (Raimunda da Silva Nascimento), no bairro Sumaré. O projeto contemplou a urbanização do entorno da Igreja São José e a construção de uma nova praça no bairro, com investimento superior a R$ 650 mil, com recursos municipais.

O projeto incluiu pedra cariri no patamar e ao redor da igreja, e também piso sextavado nas ruas do entorno. A nova praça foi contemplada com piso intertravado, piso podotátil, academia e playground, anfiteatro, bancos, lixeiras e iluminação em LED. A área total construída é de 2516m².

O Prefeito Ivo Gomes aproveitou o momento para anunciar mais novidades para o bairro Sumaré, "Além de estarmos entregando hoje um espaço lindo e agradável de lazer, iremos inaugurar nas próximas semanas o Centro do Idoso e vamos construir também uma grande escola de tempo integral para os adolescentes do bairro".

O secretário da Infraestrutura, David Bastos, destacou o projeto executado e enfatizou que a praça inaugurada já é a 59° entregue na gestão do Prefeito Ivo Gomes. "Entregamos hoje uma obra de urbanização e uma nova praça para o bairro. Esperamos que a população faça bom uso".

O evento contou com a presença do chefe do gabinete da Prefeitura, David Duarte, dos secretários Eugênio Parcelli (Juventude, Esporte e Lazer); Marília Ferreira Lima (Urbanismo e Meio Ambiente); Kaio Dutra (Trânsito e Transportes); Andrezza Coelho (Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social); Emanuela Leite (Segurança Cidadã); Carlos do Calisto (Conservação e Serviços Públicos), e a participação do Presidente da Câmara de Sobral, Vicente de Paula Albuquerque, e dos vereadores Roque Hudson e Alessandra Pontes. 

Instagram
YouTube