- Categoria: Relevantes
Apesar dos avanços nas obras do sistema de esgotamento sanitário dos bairros Alto da Brasília, Alto da Expectativa, Cohab II, Dom Expedito, Parque Silvana, Campo dos Velhos e Sumaré (Pintor Lemos), a ligação da rede de esgoto domiciliar à nova rede geral ainda não está autorizada. Ações que descumprem essa orientação põem em risco o andamento das obras e podem trazer desconforto para quem insistir em realizar ligações irregulares. O alerta é do coordenador do Programa de Desenvolvimento Socioambiental (Prodesol) da Prefeitura de Sobral, Otávio Braga.
"Devido a ocorrência de alguns casos, ressaltamos que os moradores não devem fazer por conta própria a conexão de seus esgotos domiciliares com as redes em construção em seus bairros. Esse trabalho será executado pela própria empresa quando o sistema estiver funcionando normalmente. Ao conectar antes desse momento, as obras precisam ser interrompidas e corre o risco do esgoto retornar para sua casa", explica o coordenador. O descumprimento da orientação é passível de notificação pela equipe de fiscalização da Prefeitura.
As obras de saneamento são realizadas no âmbito do Prodesol, com apoio do Consórcio MBS.
Outras informações: (88) 9-9335-9700 (disponível das 8h às 11h e das 13h às 16h, em dias úteis)
- Categoria: Relevantes
Com o objetivo de ampliar o atendimento para pacientes com sintomas de Covid-19, 18 Centros de Saúde da Família (CSF) da sede de Sobral passaram a funcionar com o horário estendido das 7h às 19h, sem fechar no horário de almoço. A Secretaria da Saúde recomenda que a ida aos postos, neste período, ocorra apenas em casos de extrema necessidade.
“Antes as nossas unidades de saúde funcionavam 40 horas semanais, mas devido essa pandemia montamos essa estratégia para um melhor atendimento da população”, afirmou Regina Carvalho, secretária da Saúde de Sobral.
Os CSFs com horário estendido são o do Nova Caiçara, Cohab III, Terrenos Novos, Vila União, Junco, Parque Silvana (CAIC), Expectativa, Alto da Brasília, Alto do Cristo, Coelce, Padre Palhano, Tamarindo, Estação, Pedrinhas, Sumaré, Parque Santo Antônio, Sinhá Saboia e o da Cohab II.
- Categoria: Relevantes
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), já produziu mais de 50 mil máscaras de proteção facial, laváveis e reutilizáveis, que estão sendo distribuídas gratuitamente para a população. A ação faz parte das medidas de enfrentamento ao coronavírus.
Para o secretário da STDE, Inácio Ribeiro, a utilização da máscara é de fundamental importância para evitar a propagação do vírus. "O objetivo é se proteger e evitar que, involuntariamente, pessoas assintomáticas, ou seja, que podem estar infectadas, mas não têm nenhuma demonstração, possam transmitir o vírus", destaca.
Recebem as máscaras famílias em situação vulnerabilidade social: população em situação de rua, famílias com insegurança alimentar que receberam a cesta básica e vale-gás, além de outras atendidas pelos CRAS da sede e dos distritos. Também receberam as máscaras conselheiros tutelares e demais profissionais que estão atuando na linha de frente das políticas de Assistência Social.
A Sedhas está realizando ainda, por meio de suas equipes, a distribuição em bairros que registram maior número de casos confirmados de Covid-19.
- Categoria: Relevantes
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), irá ofertar o #SobralnoEnem 2020 de forma on-line devido ao período de distanciamento social que o mundo todo enfrenta. Os interessados deverão realizar a inscrição, exclusivamente, por meio do formulário, até o dia 19 de junho, clicando aqui.
Para se inscrever, candidato deve preencher o formulário eletrônico informando os dados solicitados. São oferecidas 10 mil vagas para estudantes do 3° ano do ensino médio, egressos da rede pública ou estudantes da rede particular, inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Criado em 2017, o curso #SobralnoEnem visa preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), oferecendo gratuitamente aulas e material digital com todo o conteúdo didático necessário às aulas. As aulas terão início no dia 20 de junho e serão transmitidas pelo canal da Secretaria da Educação de Sobral no Youtube, aos sábados.
- Leia o edital aqui.
- Faça sua inscrição aqui.