Sobral recebeu nesta sexta-feira, 2 de maio, uma comitiva do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, recepcionada pelo prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues. O objetivo é encontrar soluções para a crise enfrentada pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral, um cenário deixado pela gestão anterior. Foram dialogadas alternativas de custeio e melhoria do parque de imagem e tecnológico do hospital com um compartilhamento de responsabilidades entre Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado e municípios.

A vice-prefeita Dra. Imaculada Dias Adeodato,  e a Primeira-dama, a Secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Dra. Vanessa Braga e a Secretária de Saúde de Sobral, Michelle Alves também recepcionaram a comitiva. Vieram a Sobral o Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Dr. Mozart Sales e a Secretária de Saúde do Estado, Dra. Tânia Mara Coelho. Também participaram o Deputado Federal Moses Rodrigues, a Superintendente de Saúde da Região Norte, Mônica Lima, e o presidente da Câmara Municipal de Sobral, Chico Joia Júnior, além dos secretários municipais Hermenegildo Sousa Neto (Infraestrutura) e Soraya Sá (Finanças) e dos vereadores Sidcley Júnior e Fransquinha do Povo.

Os diretores da Santa Casa José Ueides Fechine Júnior (Diretor-Geral) e Lizandro de Andrade Teles (Diretor Técnico) apresentaram os desafios da unidade de saúde. O hospital conta com 382 leitos e atende uma população de aproximadamente 1,6 milhão de habitantes em 55 municípios.

As articulações sobre a Santa Casa foram iniciadas em Brasília, em reunião ocorrida no dia 8 de abril, no Ministério da Saúde. O compromisso conjunto dos governos Municipal, Estadual e Federal segue firme na construção de alternativas que assegurem o funcionamento pleno da Santa Casa e a continuidade dos serviços essenciais prestados à população de Sobral e de toda a Região Norte do Ceará.

Facebook
YouTube