A Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS) da Prefeitura de Sobral realizou nesta quarta-feira, 23 de abril, a solenidade de entrega de mais de 150 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O evento foi realizado no auditório da Prefeitura. Quem não conseguiu comparecer ao evento hoje pode receber sua carteira nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos seus territórios. São beneficiadas pessoas de todas as idades com diagnóstico de TEA.
A CIPTEA é um documento que assegura prioridade no atendimento e na atenção integral às pessoas com TEA. Além disso, a carteira possibilita prioridade em estacionamentos e garante o respeito aos direitos da pessoa com autismo nos serviços públicos e privados, promovendo mais inclusão e visibilidade. A CIPTEA está prevista na Lei Federal nº 13.977/2020 — conhecida como “Lei Romeo Mion”.
Em Sobral, os serviços são garantidos em um trabalho integrado da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEHDAS), em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e Educação (SME), promovendo a articulação entre serviços e o acompanhamento das famílias nos territórios.
O evento contou com a participação da primeira-dama e secretária da SEDHAS, Dra. Vanessa Braga, da vice-prefeita, Dra. Imaculada Dias Adeodato, da secretária da SME, Cynira Sampaio, além da chefe de Gabinete do Prefeito Cel. Keydna Carneiro e da vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Maria José Martins de Carvalho.