A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Sobral (Seuma), recebeu nesta sexta-feira (28/11), o Selo TCE Ceará Sustentável–Edição 2025, na categoria órgãos e entidades. A certificação é concedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) e reconhece boas práticas de responsabilidade socioambiental alinhadas à Política de Sustentabilidade da instituição.

A solenidade aconteceu na sede do Tribunal de Contas do Ceará, em Fortaleza, e simboliza uma importante conquista decorrente do trabalho “Trabalho Socioambiental como Estratégia na Universalização do Saneamento”. Representaram o município na premiação a Secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Evysdanna de Paula; o Coordenador Especial-UGP-PRODESOL, Paulo Giovani; e a Coordenadora Socioambiental-UGP-PRODESOL, Lívia Alves. 

Esta iniciativa é desenvolvida por equipes multidisciplinares que atuam em processos de educação ambiental sanitária, engajamento comunitário, na construção de uma cultura coletiva de cuidado com o município e a integração de políticas públicas intersetoriais.

A conquista do Selo TCE evidencia o compromisso de Sobral em adotar práticas responsáveis que promovem a sustentabilidade e qualificam a gestão pública, especialmente no que diz respeito ao acesso a direitos essenciais, como o saneamento básico. Essas ações contribuem diretamente para reduzir a incidência de doenças, melhorar as condições de moradia e fortalecer a inclusão social, refletindo em ações concretas na qualidade de vida dos beneficiados”, destacou a secretária Evysadanna de Paula.

Sobral reforça seu compromisso com a sustentabilidade, promovendo com a população políticas públicas eficientes e resilientes.