Sobral sediou pela primeira vez um jogo da Liga Nacional de Basquete (NBB). A partida que deu vitória ao Fortaleza Basquete Cearense contra o Sport Club Corinthians por 79 a 67 foi realizada na segunda-feira (07/04), na Arena Plínio Pompeu. O próximo confronto do time cearense será na próxima quinta-feira (10/04) contra o Pinheiros-SP, às 19h30, novamente na Arena Plínio Pompeu. A promoção é da Secretaria do Esporte e Lazer da Prefeitura de Sobral, em parceria com o Fortaleza Basquete Cearense. A entrada é solidária, com a doação de 1kg de alimento não perecível. Os mantimentos arrecadados serão destinados à Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
Estiveram presentes o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, a Primeira Dama e Secretária dos Direitos Humanos e Assistência Social (SEDHAS), Dra. Vanessa Braga, a Vice-prefeita, Dra. Imaculada Dias Adeodato, além do Secretário de Esporte e Lazer (SESPOL), Mário Júnior.
O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, explicou a importância do jogo ser sediado na cidade e reforçou o compromisso com a promoção do esporte para Sobral. “É um momento histórico e muito especial. Estamos trazendo o maior campeonato de basquete do País para Sobral. Queremos incentivar cada vez mais a prática esportiva na nossa cidade", destacou. O prefeito ressaltou ainda que o basquetebol é um dos esportes mais importantes do mundo e, por isso, deve ser incentivado. “Na nossa gestão, nós queremos trazer o basquete para que ele possa ser praticado na escola pública, na escola privada. É um grande esporte”, completou.
Receber um jogo da NBB é um dia histórico, segundo a Vice-prefeita, Dra. Imaculada.”Hoje é um dia histórico para o esporte de Sobral com esse jogo entre Corinthians e Fortaleza da Liga Nacional de Basquete. É importante por levar o nome de Sobral além fronteiras e empolgar os jovens dessa modalidade de esporte. E além do mais, estamos dando oportunidade ao povo de Sobral de participar ao vivo de um campeonato nacional”, destacou.
A população aprovou a iniciativa da Prefeitura de trazer os jogos a Sobral. O estudante Francisco Williel veio de Cariré para assistir ao jogo de basquete em Sobral. "Nunca imaginei que fosse ver um jogo da NBB, principalmente com esses caras com uma habilidade absurda. Vim de outro município só para assistir a esse jogo. Graças à Prefeitura, principalmente, isso está acontecendo. É uma experiência única", garante. O diretor industrial Lucas Trevisol levou o filho Joaquim para a partida. "É muito importante um jogo como esse, trazer para Sobral um campeonato a nível nacional porque incentiva principalmente os jovens para o esporte", destacou.
Incentivo ao esporte
Sobral já tem uma história com o basquete e a exibição dos jogos é uma forma de incentivar mais o desenvolvimento do esporte, segundo o presidente do Fortaleza Basquete Clube, Thalis Braga. “Sempre existiu essa demanda de fazer o basquete de Sobral crescer e em uma conversa recente com a Prefeitura surgiu essa ideia de trazer dois jogos do NBB para esta arena que consegue comportar tranquilamente. É motivo de muito orgulho para nós e para a população de Sobral que merece isso. E que seja só bola ao alto do jogo. Esperamos que a partir daqui novas ideias possam ser construídas, não só em relação a jogos, mas a projetos de capacitação técnica de técnicos, trazer eventos também da Liga Nacional de categorias menores”, refletiu.
O jogador do Fortaleza Basquete Clube, Renan Santos Lenz, disse ter sido uma experiência importante para sua carreira jogar em Sobral. “Foi uma experiência sensacional e uma forma de difundir o basquete no estado do Ceará. É uma oportunidade de quem está no interior do Ceará ver um basquetebol de alto nível da NBB. O esporte muda a vida. Aqui é uma oportunidade das crianças verem que o esporte pode mudar a vida delas, pode ser uma alavanca da vida deles tanto social como profissional. E pra nós é uma honra estar na frente de todo esse público, estar sentindo amor, o carinho de todo mundo”, destacou.