A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na terça-feira (19/06), a oitava edição do Festival Municipal do Peteca (Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes), na Brinquedoteca do Didi. Foram selecionados os melhores trabalhos nas modalidades de conto, desenho e poesia, nos níveis I (4º e 5º anos), II (6º e 7º anos) e III (8º e 9º anos), que irão representar Sobral no Festival Estadual do Prêmio Peteca.

Visando envolver as crianças enquanto protagonistas dos seus direitos e deveres, através das artes e da cultura, o Peteca é um programa desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal da Educação. Nas escolas, são promovidas ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.

Poemas selecionados:
- “Todas as crianças têm direitos!”, de Rayana Silva (4º ano – Escola Antônio Mendes Carneiro)

- “Trabalho infantil deve acabar”, de Raiane Aguiar (7º ano – Escola Vicente Antenor);

- “Atenção! Exploração”, das alunas Maria Luiza Rodrigues e Távila Campos (8º ano - Escola José Arimateia).

Contos selecionados:
- “Os monstros de Luna”, de Karizia Lima (5º ano – Escola Elpídio Ribeiro)

- “Trabalho infantil”, de Mariana Gomes (7º ano – Escola Maria José S. F. Gomes)

- “Em busca de um sonho”, de Dayan Siqueira (9º ano – Escola Francisco Monte)

Desenhos selecionados:
- “É na escola que criança fica feliz”, de Alan Marques (4º ano – Escola Antônio Mendes Carneiro)

- “Se eu pudesse escolher...”, de Gilderson Nepomuceno (7º ano - Escola Paulo Aragão)

- “O sol da liberdade”, de Jarlly Gonçalves (9º ano - Escola Francisco Monte)