A Prefeitura de Sobral comemorou, na terça-feira (11/12), um ano da implantação das competências socioemocionais nas escolas da rede municipal. O encontro foi realizado no auditório do Sesi e reuniu diretores, coordenadores, professores e estudantes da rede municipal, além de gestores da Secretaria da Educação e representantes do Instituto Ayrton Senna.
Durante a solenidade, foram apresentadas as etapas vencidas e as ações realizadas nas escolas ao longo deste ano, como o diagnóstico socioeconômico envolvendo mais de 12 mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A parceria entre Prefeitura de Sobral e Instituto Ayrton Senna visa promover a educação integral nas escolas municipais por meio da implantação das competências sociemocionais de forma transversal no currículo das escolas da rede. As primeiras ações já envolveram cerca de 20 mil estudantes e mais de 400 professores do Ensino Fundamental I e II.
"Em 1997, vocês estavam na lanterna com um dos piores índices de educação do Brasil. Hoje, vocês estão no farol, estão lá em cima, no topo do Brasil e estão buscando melhorar e se destacar cada vez mais. Dá para comparar vocês com outros países", disse a diretora do eduLab21, Tatiana Filgueiras.
O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, agradeceu a parceria e ressaltou que a ação terá continuidade com a chegada dos orientadores educacionais em 2019. "Nós não estamos implementando e desenvolvendo um projeto e nem um programa de governo. Esta é uma política permanente que o município de Sobral pretende desenvolver para sempre. E Sobral será a primeira cidade do País a ter um psicólogo em cada escola para fazer o acompanhamento dessas competências socioemocionais", explicou o gestor.
Na ocasião, duas estudantes das escolas municipais Netinha Castelo e Maria José Santos Ferreira Gomes relataram como o desenvolvimento das ações tem mudado suas vidas dentro e fora da escola. "Conhecer e estudar as competências socioemocionais e viver cada uma delas dentro da escola foi e está sendo uma experiência positiva e tem me ajudado em muitas coisas da minha vida além do muro da escola", disse a estudante do 6° ano da escola Maria José Santos Ferreira Gomes, Sarah Sousa Lopes Aragão.
O público presente também pôde prestigiar a apresentação dos relatos de práticas em sala de aula de duas professoras da rede municipal de Sobral. Elas contaram suas experiências de trabalho com o desenvolvimento intencional de competências socioemocionais de alunos.
Também participaram da solenidade, a líder de projeto do Instituto Ayrton Senna, Laura di Pizzo; o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), Daniel Carlos Costa; a coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jamille Fonteles; e a diretora da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), ValdÍzia Ribeiro.
"Em 1997, vocês estavam na lanterna com um dos piores índices de educação do Brasil. Hoje, vocês estão no farol, estão lá em cima, no topo do Brasil e estão buscando melhorar e se destacar cada vez mais. Dá para comparar vocês com outros países", disse a diretora do eduLab21, Tatiana Filgueiras.
O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, agradeceu a parceria e ressaltou que a ação terá continuidade com a chegada dos orientadores educacionais em 2019. "Nós não estamos implementando e desenvolvendo um projeto e nem um programa de governo. Esta é uma política permanente que o município de Sobral pretende desenvolver para sempre. E Sobral será a primeira cidade do País a ter um psicólogo em cada escola para fazer o acompanhamento dessas competências socioemocionais", explicou o gestor.
O público presente também pôde prestigiar a apresentação dos relatos de práticas em sala de aula de duas professoras da rede municipal de Sobral. Elas contaram suas experiências de trabalho com o desenvolvimento intencional de competências socioemocionais de alunos.
Também participaram da solenidade, a líder de projeto do Instituto Ayrton Senna, Laura di Pizzo; o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), Daniel Carlos Costa; a coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jamille Fonteles; e a diretora da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), ValdÍzia Ribeiro.