A equipe do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (CRIS), participou de uma ação de educação em saúde sobre o Dezembro Vermelho, mês alusivo a luta de combate a AIDS. A ação foi intitulada Vermelho Cigano, pois foi realizada em uma comunidade formada por ciganos Calon.

"Estamos satisfeitos em poder fazer parte dessa ação, buscando sempre oferecer um serviço de qualidade e com muita responsabilidade com os pacientes. Como diz o secretário da Saúde, Gerardo Cristino, gentileza gera gentileza, e isso deve ser perpetuado em todo o serviço que prestamos à comunidade", afirmou Micael Soares, gerente do CRIS.

No final da ação o presidente do Instituto Cigano do Brasil, Rogério Ribeiro, agradeceu o apoio da Prefeitura de Sobral. "Quero agradecer o apoio do prefeito Ivo Gomes, através das Secretaria da Saúde e dos Direitos Humanos, pois sem esse apoio não seria possível oferecer esses serviços nessa comunidade".

A ação foi uma parceria entre a Secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) e Secretária da Saúde. Ela contou ainda com roda de conversa, escuta qualificada, aconselhamento pré e pós teste e com a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites Virais B e C.