A Prefeitura de Sobral realizou, neste sábado e domingo (15 e 16/12), um workshop sobre atividades e esportes da natureza, com objetivo de formar praticantes nas vertentes do Ecoturismo, com foco no turismo de aventura. Os participantes tiveram oficinas sobre orientação, escalada, rappel, stand up padlle (surfe com remo), primeiros socorros em áreas naturais, fisiologia do esforço nas atividades e esportes da natureza.

Como parte prática, os participantes realizaram visitas aos pontos de ecoturismo de Sobral e Região  Metropolitana de Sobral (RMS): fontes Olho D'água do Pajé (Bilheira), para noções de orientação; Furnas do Araticum (Ubajara), para escalada; ponte da BR 222, rappel; piscina do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CCS/UVA) e Açude do Jaibaras, para stand up padlle; e  Unidade de Conservação Municipal Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha (Taperuaba), para aulas de primeiros socorros.

A ação foi realizada por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e contou com a parceria da Associação dos Praticantes de Esportes da Natureza da Região Norte (ASPEN) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).