Integrantes da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral (RAISM) realizou o primeiro momento da oficina sobre “Atenção à crise de pessoas com transtornos mentais”. O evento foi realizado no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e contou ainda com a presença de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que também lidam com pacientes em situação de crise.
“Hoje, tivemos a oficina teórica, debate conceitual e algumas reflexões, isso é muito importante para que os profissionais tenham um embasamento melhor. Na próxima semana, teremos o momento prático, que vai envolver a parte de defesa pessoal, contenção do paciente em crise e temas afins”, disse coordenador da RAISM, Aristides Parente.
A Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral possui na sua configuração uma residência em saúde mental, formada por várias categorias profissionais. Seus ciclos de atividades possuem uma etapa de atenção à crise, e neste ciclo os residentes promovem ações de educação permanente voltada para os trabalhadores dos serviços, no sentido de aprimorá-los e qualificá-los continuamente.