A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, começou a intensificar as ações de combate às arboviroses (dengue, chikungunya, zica e febre amarela), doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
As ações são direcionadas para conscientizar a população sobre a importância da colaboração com os serviços realizados pelo poder público no combate ao mosquito. O Secretário da Saúde, Gerardo Cristino, e técnicos da Unidade de Vigilância em Zoonoses estiveram na sexta-feira (14/12) realizando visitas à população do distrito de Baracho.
"O nosso objetivo é manter controle do índice de infestação predial no distrito do Baracho e informar a população sobre o correto acondicionamento de água em casa, o descarte final do lixo e os cuidados necessários quanto à prevenção das arboviroses. O prefeito Ivo Gomes, quer a gestão unindo forças para manter o controle do índice de infestação predial abaixo de 1% em todo o município, como preconiza do Ministério da Saúde", afirmou Gerardo Cristino.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Francisca Leite Mendonça Escócio, “a população precisa sempre estar informada sobre o combate ao Aedes. Nos distritos de Sobral estão acontecendo visitas técnicas e rodas de quarteirão, sensibilizando e conscientizando a comunidade”, pontuou.
Os trabalhos também estão sendo realizados nos demais Centros de Saúde da Família, tanto na sede como nos distritos. A população está convidada para se fez presente em todas as ações, mostrando que também está atenta à mobilização.