O secretário da Saúde de Sobral, Gerardo Cristino, apresentou, nesta quarta-feira (27/03), o relatório detalhado das ações referentes ao 3º quadrimestre de 2018 do Fundo Municipal de Saúde, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A abertura da solenidade ficou por conta do Grupo de Trabalho (GT) de Arte e Educação Popular da Escola de Saúde Visconde de Sabóia, que ofereceu aos presentes um momento de integração. Após a participação do GT, foi apresentado um vídeo sobre ações realizadas pela pasta.

A assistente técnica da Célula Financeira, Camila Ripardo, iniciou as atividades apresentando o relatório detalhado das receitas e despesas (acumulado do ano de 2018). Em seguida, foi a vez da Coordenação de Vigilância ao Sistema de Saúde, representada pelo enfermeiro auditor Marcos Aguiar, que mostrou aos presentes as auditorias realizadas pela coordenação e as que estão em fase de execução.

O gerente da Logística da Central de Abastecimento Farmacêutico, Estevam Ponte, apresentou o relatório da coordenação da Assistência Farmacêutica. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Francisca Leite Mendonça Escócio, finalizou a apresentação mostrando os indicadores alcançados durante o ano de 2018. Em sua fala a coordenadora parabenizou a gestão pelos ótimos índices. Após a explanação do relatório o espaço foi aberto para que os presentes pudessem tirar dúvidas.

Além de reforçar que a prestação de contas representa algo importante para uma sociedade organizada e evoluída, o secretário da Saúde, Gerardo Cristino, aproveitou para falar sobre o valor que cada técnico tem dentro do sistema de saúde. "O corpo técnico que forma a Secretaria da Saúde tem em seu valor técnico o compromisso e a ética, fazendo sempre o justo e o certo", disse o secretário.

A apresentação do relatório segue o que orienta a Lei Complementar Nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que, em seu capítulo IV, artigo 36, orienta que o gestor do SUS no município elabore relatório detalhado, dividido por quadrimestre com informações sobre o montante e a fonte dos recursos aplicados no período, auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações, além de oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, comparando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.

Estiveram presentes no plenário os representantes Socorro Firmo, da Recepção Emergência da Santa Casa de Misericórdia; Fabiene Lima, diretora de enfermagem do Hospital do Coração; Adriana Almeida, gestora do Instituto Práxis; os vereadores Socorro Brasileiro, Paulo Vasconcelos e Carlos do Calixto (presidente da Câmara); componentes do Conselho Municipal de Saúde; representantes dos Conselhos Locais de Saúde; gerentes e coordenadores da Secretaria da Saúde de Sobral; além da comunidade.

Facebook
YouTube