A Secretaria da Educação de Sobral promoveu, nos dias 23 e 24 de agosto, o XI Seminário Sobre a Educação de Sobral: “A trajetória da melhor Rede Pública de Ensino do País”. O encontro foi realizado no auditório da Prefeitura de Sobral. 
Participaram desta edição gestores, educadores e pesquisadores das cidades de Crateús, Nova Russas, Pedra Branca, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Tamboril e Fortaleza, no Ceará; Paudalho, Cachoeirinha, Carpina, Lagoa de Itaenga e Recife, em Pernambuco; Salvador, na Bahia; Rio Largo, em Alagoas; Manaus, no Amazonas; Tapurah, em Mato Grosso; Maricá, no Rio de Janeiro; e São Paulo. 

Abrindo o seminário, na quinta-feira (23/08), o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou a política de formação continuada dos professores, os parceiros da educação sobralense e os resultados obtidos com a implantação das políticas públicas educacionais adotadas pela Rede Pública Municipal ao longo dos últimos 20 anos. Destacou também os próximos desafios da rede com a implementação de novos currículos e a adesão ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Na sequência, as professoras Rita Helena Barbosa e Jacyra Sampaio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica (Codepe) responderam às perguntas dos participantes. 

No segundo dia do seminário, na sexta-feira (24/08), a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Ana Tafnes, apresentou o trabalho realizado pela organização social, que atua na formação e qualificação dos educadores de Sobral. Em seguida, os participantes visitaram o Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, localizado no bairro Gerardo Cristino de Menezes, e a Casa da Avaliação Externa.


"Maravilhoso foi o que vocês disseram. Não é uma política de um partido, mas é uma política pública pensando nesse aluno, que é o foco de todo mundo. Vocês deixaram essa lição para a gente. Pensar na continuidade, independente da bandeira. É apartidária, a bandeira é da comunidade", disse a técnica pedagógica do município de Paudalho (PE), Luciana Anacleto.

A pesquisadora Luciana Araújo, da cidade de Fortaleza (CE), elogiou as estratégias de ensino adotadas pela rede municipal. "Eles (gestores) consideram importante todo o conjunto. Não apenas os resultados, mas a questão de vida dos meninos. Eles têm um olhar individual para cada aluno", explicou.
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