No mês de outubro, Sobral foi o município que mais criou vagas de emprego com carteira assinada no estado do Ceará em números absolutos. Com a geração de 462 empregos formais, Sobral ficou à frente até da capital Fortaleza, que gerou 452 empregos no mesmo mês. Em terceiro lugar ficou Juazeiro do Norte, com 294 postos de trabalho criados, seguido por Eusébio (266) e Caucaia (260). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

De acordo com o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Inácio Ribeiro, o município vem mantendo números bastante expressivos na geração de empregos ao longo do ano de 2018. No ano passado, quando muitos municípios tiveram taxa de emprego negativa, Sobral fechou o ano com 900 postos de trabalho criados formalmente. "Este ano, a expectativa é que terminemos 2018 com pelo menos 1.300 novos postos de trabalho criados", disse Inácio Ribeiro.

Ainda segundo o secretário, a geração de emprego no município é impulsionada, entre outros fatores, pela confiança que os empresários têm em investir em Sobral. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico desenvolve várias políticas públicas de fomento à geração de emprego e renda. Entre elas está o Prodecon (programa de atração de investimentos). Há também os projetos de capacitação dentro do programa #ocupaJuventude, com o objetivo de gerar mão de obra qualificada para o setor produtivo.

Outro importante fator que colabora para a ampliação de postos de trabalho no município são as obras executadas pela Prefeitura. Atualmente, cerca de 100 obras estão em execução, na sede e nos distritos. Os investimentos superam os 100 milhões de reais e já geraram cerca de 550 empregos direitos e 2.500 empregos indiretos.

Facebook
YouTube