O dia 28 de maio, além de ser o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, é o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna e o município de Sobral tem muito a comemorar. Nos últimos anos o município tem trabalhado na estratégia de, assim como na mortalidade infantil, reduzir a mortalidade materna. Em 2018, nenhum óbito foi registrado.

Gerardo Cristino, secretário da Saúde de Sobral, ressalta a importância do trabalho realizado na assistência para as mulheres em todas as fases da vida, especialmente durante a gestação e no puerpério. “O trabalho em rede, unindo as atenções primária, especializada e os hospitais de Sobral, gera conforto e segurança para as mulheres durante e após a gestação. Esse trabalho é fundamental para garantir a redução da taxa de mortalidade materna, que em Sobral no ano de 2018 foi zero e assim pretendemos continuar”, afirmou Gerardo Cristino.

Morte materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação. Segundo o Ministério da Saúde, a morte materna é uma das dez principais causas de morte entre mulheres de 10 a 49 anos de idade no Brasil. As causas mais comuns são hipertensão gestacional, hemorragias graves no momento do parto e infecções provenientes de abortos inseguros.

No Brasil, o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna foi instituído através da Portaria do Ministério da Saúde nº 663/94.

Facebook
YouTube