O município de Sobral foi escolhido para ampliação da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes da pessoa ter contato com o vírus.
“A PrEP é uma combinação de dois medicamentos que bloqueiam alguns caminhos que o HIV usa para infectar o organismo. Se o paciente tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo”, informa Micael Soares, gerente do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (CRIS).
O método é indicado para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV. O paciente deve fazer uso do medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar a medicação gratuitamente a cada três meses.
A PrEP insere-se na Prevenção Combinada como forma de potencializar a proteção contra o HIV, que inclui: testagem regular; profilaxia pós-exposição (PEP); teste durante o pré-natal e tratamento da gestante que vive com o vírus; redução de danos para uso de drogas; testagem e tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das hepatites virais; e uso de preservativo masculino e feminino.
Interessados em iniciar o uso do medicamento deverão se dirigir ao CRIS, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. As 09 horas de atendimento diário, sem intervalo de almoço, facilita ao cidadão sobralense o acesso à saúde, como garantia de direitos.