O Centro de Convenções de Sobral sediou, nos dias 19 e 20 , o I Seminário Regional do PREVINA 2018 (Comitê Estadual do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais).

Para Leonardo Borralho, coordenador do PREVINA (Sema), "este tipo de seminário visa articular os principais atores na temática de incêndios florestais para capacitação e integração no somatório de forças para desenvolver uma melhor atuação na prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado do Ceará".

O primeiro dia de evento contou com debates sobre a importância das Brigadas de Incêndios Florestais, o cenário climático e tecnologias aplicadas ao monitoramento de focos de calor, noções de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), dentre outros.

Para Jorge Trindade, Superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), “o evento busca integrar e fortalecer as ações de prevenção no município, com enfoque nas unidades de conservação municipais. Nesse contexto, Sobral pretende criar a Guarda Ambiental, que abrigará também a Brigada Municipal de Incêndios, para efetivar as políticas públicas preventivas, de controle e monitoramento de queimadas e incêndios florestais, reduzindo assim as áreas degradadas”.

Participaram do seminário representantes dos municípios de Sobral, Senador Sá, Forquilha, Meruoca, Tauá, Graça, Guaramiranga, Canindé, Itapipoca, Crateús, Camocim e Quixeramobim.