Durante solenidade de recepção e acolhimento realizada nesta terça-feira (05/04) pela Prefeitura de Sobral, 217 estagiários do projeto Estágio Municipal, que faz parte do programa #ocupaJuventude, receberam a carta de apresentação para início de suas atividades nas secretarias do município. O evento foi realizado no Instituto Cearense de Tecnologia, Empreendedorismo e Liderança (ICETEL).
Os estudantes presentes começam o estágio nesta quarta-feira(06/04), cumprindo uma carga horária de 20 horas semanais. Os universitários receberão uma bolsa no valor de R$488,12, com acréscimo de R$50,00, referente ao auxílio-transporte.
É grande a expectativa para começar o estágio, conforme descreve a graduanda de Licenciatura em História Maria Samily Vieira Ribeiro, que atuará em uma das escolas da rede municipal.” A gente precisa dessa experiência em sala de aula para se construir um bom professor e o estágio vai ser esse ponta pé inicial para a gente.”
A vice-prefeita Christianne Coelho esteve presente e destacou em sua fala a representação do estágio para os serviços prestados à população de Sobral. “Eu acredito que cada um de vocês esteja imbuído do propósito de aprender, de contribuir e de trocar conhecimento não só com a gestão, mas também com a comunidade de Sobral".
O projeto de estágio, que está inserido no #ocupaJuventude, é de grande importância para os jovens de Sobral para a conquista da trajetória profissional, conforme reforçou o secretário do Planejamento e Gestão, Ramom Carvalho. “Hoje vocês estão tendo a oportunidade de ingressar no serviço público, de trazer um pouco do que vocês aprenderam na faculdade, mas também aprender aqui com o fazer na prática.”
Para o chefe do gabinete da Prefeitura de Sobral, David Duarte, essa trajetória pode ser ainda maior, com o esforço dos jovens. “Temos vários casos de muitas pessoas que entram como estagiários e permanecem, tanto nas empresas como no serviço público."
O projeto Estágio Municipal é destinado a universitários regularmente matriculados e que já tenham cursado no mínimo 40% do curso. Ao todo, foram 515 vagas e apenas os primeiros convocados já foram lotados. Posteriormente, será realizado um novo momento com os demais convocados.
O evento contou com a presença dos gestores municipais que compõem o quadro do secretariado de Sobral.