A Secretaria da Educação de Sobral (SME) promoveu, nos dias 31 de março e 1º de abril, o 38º Seminário sobre a Educação de Sobral, que apresentou a política educacional do município. O seminário contou com a participação de educadores e gestores de 35 municípios brasileiros.
Abrindo o seminário, no auditório da Prefeitura de Sobral, na tarde da quinta-feira (1º/4), a gerente da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Maiara Melo, falou sobre a importância da figura do diretor nas escolas e as estratégias para garantir equidade na rede municipal de ensino.
Seguindo a programação, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão municipal.
"Para a gente é sempre uma honra receber todos vocês aqui nesta tarde. A intenção desse seminário é acolher gestores públicos, professores, pesquisadores e todos os interessados em conhecer a política educacional de nosso município", afirmou Herbert Lima.
As comitivas também visitaram a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pela formação dos educadores de Sobral; e a Casa da Avaliação Externa, que realiza, semestralmente, um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Já na manhã da sexta-feira (1º/4), as comitivas visitaram o Centro de Educação Infantil Padre João Mendes Lira e a Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves, localizados no bairro Dom Expedito; a Escola José da Matta e Silva, no bairro Campo dos Velhos; e a Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, no bairro Pedro Mendes.
Estiveram presentes no seminário comitivas das cidades cearenses de Guaramiranga, Itapajé e Trairi; das cidades maranhenses de São Raimundo das Mangabeiras, Colinas, Cedral, Santana, Bom Lugar, Grajaú, Cururupu, Pedro do Rosário, Barreirinha, Serrano do Maranhão, Itapecuru Mirim, São João do Carú, Paulino Neves, Buriticupu, Peritoró e Igarapé Grande; dos municípios alagoanos de Quebrangulo, Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Belém, São José da Tapera e Olho D'água das Flores; dos municípios mineiros de Ouro Branco e Paracatu; das cidades fluminenses de Itaipava e Arraial do Cabo; e das cidades de Colombo, no Paraná; Itapororoca, na Paraíba; São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul; Paragominas, no Pará; Baraúna, no Rio Grande do Norte e Montanha, no Espírito Santo.
O Seminário sobre a Educação de Sobral acontece mensalmente e recebe educadores de diversos estados brasileiros para compartilhamento de experiências. A próxima edição do seminário, que será realizada nos dias 28 e 29 de abril, já está com inscrições abertas.
39º Seminário sobre a Educação de Sobral
Data: 28 e 29 de abril
Inscrições AQUI