A Secretaria da Educação de Sobral (SME) promoveu, nos dias 28 e 29 de julho, a 41ª edição do “Seminário sobre a Educação de Sobral”, que apresenta as políticas educacionais do município. O seminário contou com a participação de 217 educadores e gestores de 13 estados brasileiros.
Abrindo o seminário, no auditório da Prefeitura de Sobral, na tarde da quinta-feira (28/07), o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão municipal. “É motivo de honra, de alegria, estar com a presença de uma representatividade tão significativa, de tantos educadores, prefeitos, vereadores, secretários para participarem do Seminário da Educação de Sobral”, comentou Herbert Lima.
A abertura do evento contou com a participação do chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, que falou sobre a importância do seminário em compartilhar experiências na área da educação. “O que nós sabemos e aprendemos devemos repassar para os outros municípios e gestores públicos. O que queremos é uma educação de qualidade, não só para Sobral, mas para o Brasil inteiro”, afirmou.
Seguindo a programação, o executivo Henri Muurimaa, presidente da Eduten, empresa finlandesa especialista em educação, participou ministrando a palestra “O ensino da matemática no país mais feliz do mundo: o modelo finlandês com base na tecnologia”.
As comitivas também visitaram, ainda na tarde da quinta-feira, a sede da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pela formação dos educadores de Sobral; e da Casa da Avaliação Externa, que realiza, semestralmente, um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Já na manhã da sexta-feira (29/07), as comitivas visitaram o Centro de Educação Infantil Padre João Mendes Lira e a Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves, localizados no bairro Dom Expedito; a Escola José da Matta e Silva, no bairro Campo dos Velhos; e a Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, no bairro Pedro Mendes.
Na programação cultural, que acontece em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, os participantes realizaram visitas guiadas a pontos turísticos da cidade, como o Theatro São João e a Casa do Capitão-Mor. A programação ainda inclui rotas de ecoturismo, com passeios para a Pedra da Andorinha e para o Olho d’Água do Pajé.
Estiveram presentes no Seminário comitivas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.