Os acidentes de trânsito são um dos principais responsáveis por mortes por causas externas no Brasil e impactam diretamente na saúde pública, pressionando serviços de emergência, atenção especializada, reabilitação física, psicológica e assistência social. Em 2021, Sobral registrou 278 internações causadas por acidentes de trânsito de pessoas com endereço no município, que custaram cerca de R$456 mil ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), organização voltada a desenvolver ações que contribuam para redução dos índices de acidentes no trânsito no país, as internações por essa causa geram ao sistema público de saúde o custo anual de R$52 bilhões.

Quando um acidente de trânsito acontece, as consequências se estendem muito além daquele único momento. Além dos danos causados no impacto aos veículos e à mobilidade momentânea do trecho, ele pode mudar a vida de uma ou mais pessoas para sempre.

A coordenadora de Vigilância do Sistema de Saúde, Letícia Reichel, explica que as causas externas ainda estão entre as principais causas da população jovem, economicamente ativa e do sexo masculino. "No mundo, no Brasil, e em Sobral, os homens representaram, em média, 70% das vítimas fatais dos acidentes de trânsito em 2021, de 15 a 49 anos", enumerou.

As estatísticas da Polícia Rodoviária Federal apontam que o alto índice de acidentes graves e fatais no Brasil tem como causa principal as falhas humanas. A saída para melhorar essas estatísticas é, acima de tudo, a educação dos condutores, e medidas simples e eficazes podem ser colocadas em prática para reduzir os acidentes, como utilizar passarelas e faixas de pedestres, respeitar a sinalização, realizar ultrapassagens seguras, não misturar álcool e direção, proteger os mais vulneráveis no trânsito e adotar regras de direção defensiva.

Facebook
YouTube