Foi realizada, nesta quarta-feira (08/11), na Prefeitura de Sobral, a reunião mensal do Pacto por um Ceará Pacífico. O encontro reúne Prefeitura de Sobral, forças de segurança, Ministério Público e Poder Judiciário para discutir ações de prevenção de violência no município e foi coordenado pela secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite.

Em pauta, a apresentação da experiência das audiências concentradas do Sistema Socioeducativo, conduzida pela juíza da Vara da Infância e Juventude, Katheleen Kilian, e apresentação de dados de trajetórias de adolescentes vitimados pela violência em Sobral, realizada pela secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho.

Dentre os encaminhamentos, foram discutidas as construções de uma base para o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PReVio;, a necessidade de instalação de uma Delegacia de Polícia Federal no município e de uma Delegacia Especializada da Infância. Na ocasião, a pedido de alguns dos participantes, a secretária Andrezza compartilhou também o fluxo para acionamento dos Conselhos Tutelares.

COMITÊ DELIBERATIVO DO CEARÁ PACÍFICO

Foi criado para debater e planejar políticas intersetoriais entre os órgãos de Segurança do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Ceará e suas vinculadas, secretarias do município, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Gabinete da Vice-Governadora.
No encontro, realizado mensalmente, são analisados os dados de segurança de Sobral e realizado o planejamento de ações intersetoriais entre os órgãos presentes. Também nas reuniões são apresentadas ações exitosas realizadas em parceria entre os setores.