Para evitar o descarte irregular de pneus pela cidade, a Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral orientou e notificou, na sexta-feira (22/04), 15 empresas revendedoras de pneumáticos sobre a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos, com o foco na logística reversa.

“Estamos pedindo que eles apresentem ao órgão ambiental a documentação, o plano de gestão desses resíduos e como eles estão conduzindo essa política. A gente quer acompanhar isso de perto para minimizar os danos ambientais que estão sendo causados, evitar o descarte irregular de pneumáticos, que tem sido visto na cidade. Tem muito pneu sendo jogado em diversos pontos da cidade regularmente e a gente precisa tomar atitudes mais sérias, mais drásticas para coibir isso”, disse o superintendente da AMA, Erlânio Matoso.

A ação, que foi conduzida pelas gerências de Fiscalização e Educação Ambiental, compõe as atividades de combate às arboviroses no município. O descarte irregular de pneus, além de um grande problema ambiental, também é a causa de várias doenças, como dengue, malária e febre amarela, pois o acúmulo de água no pneu é propício para a procriação do Aedes aegypti causador dessas enfermidades.

    

As empresas notificadas devem apresentar o relatório de acordo com o prazo estipulado no dia na notificação. Conforme o artigo 80 do decreto nº 6514/2008, deixar de atender a notificação da autoridade ambiental, estará cometendo infração ambiental passível de multa administrativa, que varia de R$1.000 (mil reais) a R$1.000.000 (um milhão de reais).

A população pode denunciar o descarte inadequado de resíduos para o canal “O Flagrante do Sujão”, enviando fotos e vídeos para identificar os “sujões” que colocam lixo em terrenos e vias públicas. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo WhatsApp (88) 9.8802-5029.

Facebook
YouTube