A Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA), por meio da Gerência de Educação Ambiental, promoveu uma relevante capacitação no Plenário 5 de Julho, nesta quarta-feira (25/10), destinada aos servidores da Câmara Municipal de Sobral. O evento teve como destaque a Lei Municipal 1598/2016, que estabelece a obrigatoriedade da coleta seletiva nas instalações públicas do município.

A instrução foi conduzida pela bióloga e gerente de Educação Ambiental da AMA, Margareth Muniz. Durante a sessão, diversos tópicos foram abordados, destacando a importância da gestão apropriada de resíduos sólidos, a legislação pertinente e coleta seletiva, métodos de tratamento e disposição final dos resíduos, bem como boas práticas de redução e reciclagem. Na ocasião, foi feita a entrega do modelo para a Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos na Administração Pública à presidente da Câmara, Socorro Brasileiro, e ao vereador Camilo Motos.

Coleta Seletiva em Sobral

Sobral tem intensificado seu compromisso com a coleta seletiva e a destinação adequada de materiais recicláveis para as Centrais Municipais de Reciclagem (CMR). Atualmente, o município conta com 38 ilhas ecológicas, que servem como locais para a população depositar seu material reciclável como papel, plástico, metal e vidro. Além disso, neste mês de outubro, iniciou-se a coleta seletiva porta a porta nos bairros Sinhá Sabóia e no Centro comercial. Os catadores associados utilizam um triciclo 100% elétrico para transportar esses materiais até a Central Municipal de Reciclagem, onde se transformam em fonte de renda para eles. Em breve, a coleta seletiva porta a porta será expandida para outros bairros do município, fortalecendo ainda mais os esforços em prol da sustentabilidade.