A Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA), através da Gerência de Educação Ambiental, promoveu nesta terça-feira (21/05) uma capacitação sobre coleta seletiva para os promotores de Justiça de Sobral, do Ministério Público do Estado do Ceará, servidores, estagiários e terceirizados vinculados ao MPCE.

O evento foi iniciado pelo promotor de Justiça Paulo Trecce, que destacou a importância do tema. Em seguida, o diretor de Política Ambiental da AMA, Joselito Silveira, abordou a Lei Municipal Nº 1.789, que estabelece as diretrizes da Política Ambiental de Resíduos Sólidos de Sobral. Ele enfatizou que a manutenção da limpeza e organização da cidade é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população, e orientou como melhorar a separação dos resíduos sólidos que já é feita dentro da sede do MP e a destinação adequada dos materiais recicláveis.

A catadora Terezinha Jesus dos Santos, que trabalha na Central Municipal de Reciclagem (CMR) da Expectativa, falou sobre o trabalho dos catadores associados nas centrais municipais, explicando como é realizada a coleta seletiva e destacando a importância da reciclagem para a redução dos resíduos sólidos e a geração de renda para os catadores.

O material reciclável deve ser destinado a uma das Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs), que possuem pontos de entrega voluntária, ou depositado em uma das 38 ilhas ecológicas espalhadas pela cidade, destinadas a receber materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metal.