A Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral, por meio da Diretoria de Parques, Jardins e Unidades de Conservação, realizou em 3 de abril o plantio de 135 árvores frutíferas de vários tipos como cajá (15), goiaba (30), acerola (30), tamarindo (30), romão (5), urucum (5) e manga (10), no Parque Lagoa da Fazenda.

A cidade conta com 11 parques e mais de 120 praças, compostos por uma vasta diversidade de árvores frutíferas e também arbóreas, já que em 18 de janeiro, efetuou-se também o plantio de 160 mini flamboyant, 10 agaves, 40 pajeús e 20 ipês amarelos no Parque da Cidade.

Todas as árvores  são produzidas no Horto Municipal,  conforme o Plano de Arborização de Sobral (PAS), que contém informações das espécies de plantas adequadas para nossa cidade. Sendo assim, antes de realizar o plantio de árvores frutíferas, é essencial analisar cuidadosamente o local onde o plantio será feito, a fim de prevenir acidentes decorrentes da queda de frutos. O uso de espécies frutíferas em ruas e calçadas, por exemplo, não é recomendado. Os locais ideais são parques e praças com canteiros extensos, onde a queda de frutos não representará riscos de acidentes.

Além dos serviços de plantio, a AMA oferece à população a distribuição de mudas medicinais, frutíferas, arbóreas e materiais para jardinagem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h, no Quiosque da AMA, situado no Parque da Cidade (Avenida José Euclides Ferreira Gomes).

Os interessados podem obter uma muda gratuitamente. Para mais de uma muda, é solicitado que cada pessoa contribua com cinco garrafas pet ou cinco sacos plásticos de mantimentos (como arroz, feijão, farinha e açúcar) para duas mudas; ou então, 10 garrafas pet ou 10 sacos de mantimentos para três mudas. Esse material será utilizado como recipientes para a produção de novas mudas.

Acesse o plano de arborização AQUI