A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) vem trabalhando na implementação do Plano de Arborização Urbana de Sobral (PAS), em acordo com o 13° Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visa a adoção de medidas urgentes para combater mudanças climáticas e seus impactos.

A ação tem como meta a adoção de “uma árvore para cada habitante” do município. Entre as principais estratégias para aumentar a cobertura vegetal na cidade estão a campanha permanente de doação de mudas, disponibilizadas na sede da AMA, no Horto Municipal e em eventos da Prefeitura; arborização nas calçadas, como as que ficam no entorno do Alto do Cristo; paisagismo em parques, praças e áreas verdes, assim como em novas obras e em prédios públicos.

Aos interessados, a AMA disponibiliza um serviço para a solicitação de plantio nas calçadas, podas e doação de mudas, que podem ser realizados por meio do site do Plano de Arborização (clique AQUI http://arvores.sobral.ce.gov.br) ou de forma presencial, no ponto de distribuição da AMA (Av. José Euclides, nº 435, Coração de Jesus).

Sobre a gestão das áreas protegidas nas unidades de conservação municipal, a agência vem executando campanhas de orientação, prevenção e combate aos incêndios florestais. Nos últimos dois anos, o município vem mostrando resultados positivos na diminuição de incêndios florestais. Segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do IBAMA, que monitora por satélite (a partir de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) os focos de calor no Estado do Ceará, o município de Sobral deixou de ter a terceira maior incidência de queimadas, passando a ocupar o 15° lugar no ranking. Redução de 36, 76%.

Outras informações: (88) 3611.2016 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Diretoria de Parques, Jardins e Unidades de Conservação)