A  Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) realizou visitas e ações no entorno das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Serra do Rosário (municipal) e da Serra da Meruoca (federal). A atividade também foi executada na Floresta Nacional de Sobral e na EMBRAPA. O objetivo é realizar o acompanhamento dessas áreas, devido à pressão ambiental causada pela grande quantidade de queima de roçados no segundo semestre de 2018, situação considerada preocupante.

As visitas contaram com a participação de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO), da Superintendência Estadual do IBAMA, que realizou ações de prevenção através de aceiros e diálogos com os moradores, os sensibilizando sobre o controle de queimadas e combate aos focos de incêndios.