Na manhã dessa sexta-feira (02) agentes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) realizaram um sobrevôo de monitoramento e fiscalização ambiental no município de Sobral. A ação contou com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), sob o comando do Tenente Coronel Nivan Girão Pinto, orientador de Célula CIOPAER, Base Norte - CE.

Foram realizadas visitas nas Unidades de Conservação (UCs), áreas verdes e alguns corpos hídricos. A vista aérea proporcionou melhor identificação sobre as áreas bem preservadas, bem como as áreas que sofrem maior influência de roçados e queimadas, além de auxiliar na compreensão sobre a importância dos corpos hídricos da região para manutenção do fluxo de espécies da avifauna e a necessidade de criação de corredores ecológicos para manutenção da biodiversidade local.

Os locais visitados foram: a Reserva da Vida Silvestre - REVIS Pedra da Andorinha, Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Municipal, localizada no distrito de Taperuaba; Serrote do Pajé, localizado no assentamento de reforma agrária, Rajada Pajé II; Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Rosário, distrito do Jordão; APA da Serra da Meruoca, gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Açudes do Cachoeiro, Javan, Mucambinho; e a região da Várzea Grande, onde se localiza um dos maiores berçários de aves silvestres da região de Sobral.