A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), participou, nos dias 16 a 18 de outubro, do curso Ferramenta de Solução Baseada na Natureza, promovido no centro de pesquisa da Hidrobotânica Ambiental, no estado de São Paulo.

A formação objetivou a vivência e experiência na prática da implantação e manutenção de jardins biofiltrantes.

De acordo com Bruno Ary, Diretor de Parques e Jardins e Unidades de Conservação na AMA, esse modelo sustentável está sendo implantado em Sobral, com jardins filtrantes nos parques da Cidade e Pajeú.

“Essa iniciativa visa despoluir e recuperar esses parques através dessa tecnologia sustentável baseada na natureza, visando a purificação da água, aliada ao tratamento paisagístico dos parques”, destacou o diretor.

A implantação de jardins biofiltrantes nos parques da Cidade e Pajeú em Sobral são um projeto piloto para educação ambiental na cidade.

Um dos objetivos é reduzir a sobrecarga no sistema de tratamento de efluentes convencional e nos corpos hídricos naturais, transformando espaços que estariam degradados e poluídos em locais belos e vivos.