A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) promoveu, na terça-feira (05/04), uma capacitação sobre defensivos naturais para as agentes rurais. O objetivo desse momento foi qualificar as profissionais para que elas sejam multiplicadoras junto aos agricultores do município no controle de pragas e doenças em suas lavouras.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Agrário da STDE, Beto Machado, essa capacitação irá contribuir para a produção dos agricultores porque proporcionará uma economia no custo de produção e garantirá, após a colheita, produtos livres de agrotóxicos, mais seguros e saudáveis, levando maior segurança alimentar para os produtores e para a população.
Durante a qualificação, os instrutores demonstraram como preparar algumas receitas de defensivos naturais, que levam componentes como pimenta malagueta, sabão de coco e fumo e ajudam no controle de pragas como cochonilhas, lagartas e formigas.
A ocasião foi conduzida pelo coordenador de Desenvolvimento Agrário da STDE, Beto Machado, pelo gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural, Felipe Soares, e pelos técnicos Auricélio Portela, Núbia do Vale Cavalcante, Antonio Francisco da Silva e Ana Gloria Mendes.