No último sábado (12/02), o Instituto ECOA sediou uma oficina de pintura em palha de carnaúba, ministrada pelo artista Leivy Azel. A formação foi direcionada aos artesãos sobralenses para criação de peças que irão compor a exposição "Olhares de Sobral" na inauguração do Centro de Informações Turísticas, atualmente em fase de finalização.
A realização da oficina teve como objetivo expandir o conhecimento e domínio da técnica de pintura na palha de carnaúba trançada. A habilidade desenvolvida pelo jovem artista Leivy Azel, natural do bairro Sumaré, foi escolhida para estrelar a exposição que irá marcar a entrega do Centro de Turismo de Sobral à população.
A coordenadora de Fomento ao Turismo e à Economia Criativa, Paula Silveira, explica que os artesãos dos distritos também estão mobilizados para o momento. "Nós também estamos desenhando rotas turísticas. Rotas do ecoturismo, do turismo de aventura, educativo e científico, que são eixos que estão sendo trabalhados e serão divulgados a partir do Centro de Informações Turísticas de Sobral", explicou.
Ao final da formação, ficou previsto para o dia 4 de março a entrega das peças na Secretaria da Cultura e Turismo (Secult). Essa oficina é um dos resultados das articulações feitas pela equipe da Coordenadoria de Fomento ao Turismo e à Economia Criativa para iniciar os movimentos oficiais no turismo do município.
CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS DE SOBRAL
Atualmente em fase de finalização, o próximo equipamento da Secult Sobral vai concentrar as produções e atrativos turísticos da região ao lado de um dos principais cartões postais da cidade, o Arco de Nossa Senhora de Fátima.
O Centro de Informações Turísticas de Sobral vai contar com um espaço para comercialização do artesanato em palha, uma galeria para exposições de artistas sobralenses e um espaço de convivência com um café aberto ao público.