Dentro das ações do Setembro Amarelo, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) realizou, na segunda-feira (20/09), a “Oficina Despertar” na Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, no bairro Cidade Pedro Mendes Carneiro. A ação visa conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e enfatizar a importância do cuidado com a saúde mental.
Participaram do momento, 53 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, que realizaram dinâmicas e assistiram a uma palestra alusiva à Campanha Nacional do Setembro Amarelo sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Na ocasião, os presentes receberam ainda a cartilha oficial da oficina, que apresenta informações sobre questões relevantes para a saúde mental, como autoconhecimento, resiliência, comunicação, relacionamentos, identificação de sentimentos e emoções e as formas de pedir ajuda.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da AL-CE, Rejane Sales, as oficinas, que têm o lema “Falar para Despertar”, estão indo aos municípios cearenses para abordar a problemática da depressão e do suicídio com os jovens da rede pública de ensino.
“Muitas vezes, esses jovens não têm a dimensão, a noção ou a consciência devida dos sinais que podem levar ao adoecimento ou ao agravamento de um caso de depressão. E nós chegamos com essa fala lúdica, por meio das cartilhas que preparamos, com o propósito de disseminar o tema e as orientações acerca dos primeiros sinais do adoecimento mental, promovendo saúde e conscientização”, afirmou Rejane Sales.
A oficina é voltada para adolescentes de 14 a 19 anos, estudantes de escolas públicas, e é realizada por servidores dos núcleos da Assembleia Legislativa de Saúde Mental; de Mediação e Gestão de Conflitos; e de Práticas Sistêmicas Restaurativas. Os adolescentes recebem informações para práticas de autoconhecimento, autocuidado, comunicação adequada, identificação de sentimentos e emoções, além de formas de pedir ajuda.
Estiveram presentes no evento, o coordenador de Ensino Fundamental II da Secretaria da Educação de Sobral, Vilar Vasconcelos; a diretora da Escola Maria Dias Ibiapina, Sandra Teixeira; a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da AL-CE, Rejane Sales; a coordenadora do Núcleo de Mediação e Conflitos da AL-CE, Juliana Holanda; a coordenadora do Núcleo de Práticas Sistêmicas e Restaurativas da AL-CE, Selma Machado; além de estudantes e professores da escola.