A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), em parceria com as secretarias da Saúde e da Educação, está realizando ações da Campanha Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A campanha tem como tema "Não proteger a infância é condenar o futuro" e tem foco na lista de piores formas de trabalho infantil, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

"A nossa intenção é fazer chegar uma mensagem educativa, de proteção aos direitos das nossas crianças e adolescentes ao maior número de pessoas, neste mês de junho, mês em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Mas é preciso destacar que o trabalho que realizamos é continuado e acontece durante todo o ano", destaca o coordenador do Creas de Sobral, Jean Ávila Lopes.

As denúncias de situações de trabalho infantil podem ser feitas ao Disque Nacional dos Direitos Humanos (100) ou ao Creas de Sobral, pelo telefone (88) 3695-5200. Escolas, centros de saúde e outros equipamentos públicos podem realizar denúncias diretamente ao Creas: é garantido o anonimato às entidades, aos servidores e aos cidadãos em geral.

Na quarta-feira (13/06), o Centro de Referência da Assistência Social Ir. Oswalda (Alto da Brasília) realizou o "Cine Cras" com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foi exibido o filme "Meninos do Carvão". No mesmo dia, profissionais da Sedhas, da Educação, da Saúde, do Conselho Tutelar e do Conselho de Direitos (CMDCA) participaram de oficina de monitoramento do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, realizada pelo Estado do Ceará, em Camocim.

Já na quinta-feira (14/06), o Creas realizou uma roda de conversa com as mães e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom José. Em parceria com a Estação Juventude do Parque Mucambinho e Cras Mimi Marinho, o Creas conduziu um encontro de discussão da temática, que reuniu mães e crianças do Bairro Tamarindo. Ainda na quinta-feira, a gerente de Proteção Social Especial da Assistência Social, Brígida Lima, e o coordenador do Creas, Jean Ávila, deram entrevistas em programas de rádio e TV, destacando a temática e explicando os serviços que o município desenvolve, além de divulgar as formas de denúncia.

Veja fotos da campanha  AQUI