Foi realizada, na noite desta terça-feira (31/08), na Câmara Municipal, audiência pública para discutir a violência contra a população LGBTQIA+. A ação fez parte da programação da V Semana da Diversidade Sexual de Sobral e foi realizada a pedido do vereador Igor Bezerra. Com o presidente Paulo Albuquerque e com o vereador Ajax Cardoso, participaram da mesa a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho; a secretária executiva dos Direitos Humanos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Ceará, Lia Ferreira Gomes; a secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Andrezza Coelho; e a secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite.

"Este momento é muito importante, pois traz para a casa do povo uma discussão necessária: temos conseguido avanços, mas ainda temos muito o que percorrer e conquistar. Destacando uma dessas conquistas, lembro a lei que permitiu o uso do nome social no município: é um direito de cidadania da população LGBTQIA+", destacou a vice-prefeita Christianne Coelho em sua fala.

Já a secretária Andrezza Coelho comentou sobre os dados da violência contra LGBTQIA+ no estado e sobre as ações que a Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) promove na área. "Temos na Sedhas o Núcleo da Diversidade Sexual que vem realizando a discussão sobre o tema, promovendo atividades e campanhas. Eu sinto que podemos ter cada vez mais voz e propiciar mais espaços para essas pessoas", afirmou.

A secretária executiva dos Direitos Humanos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Ceará, Lia Gomes, afirmou que há muitas dificuldades para romper o preconceito. "Essa luta é muito difícil, pois estamos lidando com algo cultural", disse.

Ao fim da audiência, foi conferida um menção honrosa a membros da comunidade LGBTQIA+. Também foram homenageadas personalidades que têm atuação em favor dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Dentre estas, Christianne Coelho, Lia Gomes, Andrezza Coelho e Emanuela Leite.

Facebook
YouTube